21/11/2023 às 14:39, atualizado em 21/11/2023 às 15:04

Blitz educativa alerta condutores para o período de chuvas

Detran-DF orienta motoristas com materiais informativos e dicas preventivas antes de enfrentar tempestades ao volante

Por Jak Spies, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Apesar da onda de calor intenso, chuvas esporádicas já são registradas no Distrito Federal. Antes da chegada das chuvas fortes, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) já começou com as blitze educativas para orientar os motoristas, que precisam redobrar a atenção ao volante nesse período.

O taxista Justino Muniz Freire diz que os motoristas precisam ter consciência para um trânsito mais seguro: “Não bebo, nem uso o celular dirigindo. Se for beber eu paro num boteco e deixo o carro em casa”| Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O período de chuva vai de setembro ao final de dezembro. Apesar de estar com essa temperatura alta, a gente tem que trabalhar com a previsão. Então, a nossa ideia aqui é justamente orientar motoristas e condutores sobre a responsabilidade no trânsito”, explica o chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito do Detran, Miguel Videl.

Na última semana, condutores que passavam pela Avenida Contorno, no Guará, já receberam alertas e os materiais educativos com os riscos de dirigir neste período. De acordo com Miguel, a ideia é fazer no mínimo duas blitze educativas com esse tema por semana, em várias regiões administrativas do DF.

Detran promove ações nas regiões administrativas para orientar motoristas sobre maior segurança no trânsito com o início do período de chuvas

A quantidade de condutores abordados varia em torno de 100 a 150, normalmente. Entre as principais orientações para dirigir no período chuvoso, está a necessidade de fazer uma revisão básica do veículo, checando os limpadores de para-brisa, pastilhas de freio, a parte elétrica do veículo e a calibragem dos pneus, além de ver se os pneus estão em condições de uso.

A respeito da dirigibilidade do motorista, é importante sempre manter a atenção em relação ao veículo da frente, com uma distância de segurança. Em caso de uma chuva muito intensa, é recomendado que o condutor pare em um lugar que seja possível esperar a chuva passar.

“É muito bom para a gente ficar atenta, prevenida e já testar tudo antes da hora de pegar a chuva”, diz a aposentada Roselinda da Silva

O taxista Justino Muniz Freire foi um dos abordados pela blitz educativa na última semana. Para ele, a responsabilidade é dobrada porque, além de pensar na própria segurança, há a vida dos passageiros em jogo.

“Tem aquelas pessoas que não têm consciência. Não bebo, nem uso o celular dirigindo. Se for beber eu paro num boteco e deixo o carro em casa. Tem que andar com o carro em dia, os pneus em dia e manter a distância do carro da frente. Porque se você está muito colado, quando você vai frear já não adianta”, observa.

A aposentada Roselinda da Silva também parou na blitz educativa e elogiou o trabalho feito pelo Detran. “É muito bom para a gente ficar atenta, prevenida e já testar tudo antes da hora de pegar a chuva. Porque às vezes tem um sol igual a esse, mas daí a pouco já está chovendo, então a gente tem que estar sempre pronta e preparadinha”, declara.

Arte: Agência Brasília

Perigos na direção

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Detran também chama atenção para as tesourinhas do DF, que podem alagar quando há um grande índice de chuva. “A gente pede para ter um cuidado. Se a pessoa ver que está alagado, não deve entrar. E aguardar, porque a nossa fiscalização e a nossa engenharia vão estar de plantão para fechamento dessas tesourinhas, para garantir a segurança dos condutores”, afirma.

Miguel também recorda o risco de não tentar atravessar enxurradas, que podem levar a placa do carro sem que o motorista perceba, gerando até uma notificação de trânsito por andar sem a identificação do veículo.

Entre os principais perigos na condução do veículo também estão a baixa visibilidade e o risco de aquaplanagem, um fenômeno em que o carro desliza sobre a pista molhada diante de uma frenagem brusca.

Para evitar, é importante manter uma distância segura do veículo da frente para evitar colisões e reduzir a velocidade em áreas com grande movimento e, em caso de chuva intensa, parar o veículo em um local adequado até o volume de água diminuir.

21/11/2023 - Blitz educativa alerta condutores para o período de chuvas