21/11/2023 às 19:58

Seminário destaca promoção de alimentação saudável nas escolas do DF

Evento reuniu especialistas para debater práticas que desenvolvam hábitos adequados nas instituições de ensino desde a infância

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Na tarde desta terça-feira (21), a Secretaria de Educação do Distrito Federal realizou o V Seminário Distrital sobre a promoção da alimentação saudável nas escolas. O evento, na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), teve como objetivo impulsionar a implementação de ações voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável nas instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

[Olho texto=”“A realização do seminário representa uma significativa oportunidade para implementar inovações em nossas escolas, proporcionando benefícios tangíveis aos nossos estudantes. É gratificante observar a dedicação e competência dos profissionais comprometidos dentro da Secretaria de Educação”” assinatura=”Úrsula Fontana, diretora de Alimentação Escolar” esquerda_direita_centro=”direita”]

Participaram profissionais das secretarias de Educação e de Saúde, incluindo a subsecretária de Apoio às Políticas Públicas e Educacionais da SEEDF, Úrsula Cristina Fontana, a diretora de Alimentação Escolar, Juliene Moura, e a nutricionista da SEEDF e coordenadora do seminário, Marcella Lamounier.

O seminário integra o Fórum Permanente sobre Alimentação Saudável nas Escolas, criado pelo Decreto nº 36.900/2015, regulamentando a Lei 5.146/2013, que trata da promoção da alimentação saudável no ambiente escolar do DF. O fórum, formado por membros representantes do governo e de entidades da sociedade civil, com a coordenação de suas atividades sob a responsabilidade do setor da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, é destinado a implementar as ações relativas à promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar das instituições de ensino das redes de ensino pública e privada do DF.

Participaram do V Seminário Distrital sobre a promoção da alimentação saudável nas escolas profissionais das secretarias de Educação e da Saúde | Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF

“A realização do seminário representa uma significativa oportunidade para implementar inovações em nossas escolas, proporcionando benefícios tangíveis aos nossos estudantes. É gratificante observar a dedicação e competência dos profissionais comprometidos dentro da Secretaria de Educação”, afirmou Úrsula Fontana.

Juliene Moura, diretora de Alimentação Escolar da SEEDF, destacou a importância do evento como um marco na promoção da alimentação saudável nas escolas. “É uma oportunidade valiosa para reunir especialistas, gestores, professores e demais membros da comunidade escolar, visando fortalecer nossos esforços na implementação de práticas que contribuam para hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância. A troca de experiências e conhecimentos neste seminário certamente impulsionará nossos esforços coletivos em direção a uma educação alimentar mais eficaz e abrangente.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O evento permitiu a troca de experiências e conhecimentos, consolidando práticas para desenvolver hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Entre os temas abordados, destacam-se estratégias para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, a importância da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar e como abordar a seletividade alimentar no Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando tornar as escolas ambientes propícios ao desenvolvimento de uma cultura alimentar positiva.

O seminário ofereceu uma oportunidade para profissionais da educação, saúde, gestores escolares, pais e demais membros da comunidade escolar se envolverem em diálogos construtivos e adquirirem conhecimentos para a promoção de práticas alimentares saudáveis entre os estudantes. Marcella Lamounier, coordenadora do seminário e nutricionista da SEEDF, destaca que a iniciativa reforça o compromisso em criar ambientes educacionais que promovam não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também a saúde integral dos alunos.

O fórum disponibiliza materiais virtuais acessíveis no site da Secretaria de Educação.

*Com informações da SEEDF