22/11/2023 às 17:35, atualizado em 22/11/2023 às 17:37

Professores vão levar lições de empreendedorismo para escolas do DF

Docentes da rede pública fizeram curso de formação oferecido pelo Sebrae

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Lições de empreendedorismo serão levadas às escolas públicas do DF. Na noite desta terça-feira (21), uma cerimônia marcou o encerramento do Programa de Formação Continuada Docente Empreendedor, curso durante o qual 11 professores que se destacaram foram premiados.  

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEE) e o Sebrae-DF para capacitar professores da rede pública, visando integrar o empreendedorismo ao ambiente educacional. Ao todo, 555 educadores fizeram o curso.

Professores que se destacaram no curso foram premiados; as duas primeiras colocadas ganharam uma viagem para a Espanha | Foto: Felipe Noronha/SEEDF

[Olho texto=” “O reconhecimento desses professores exemplares é uma valorização do esforço coletivo pela melhoria do ensino da rede pública do DF” ” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao longo dos 18 meses de duração do curso, os docentes foram desafiados a aplicar práticas empreendedoras no contexto escolar, alcançando mais de 90 mil estudantes da rede pública. 

“Este programa não apenas enriqueceu o repertório dos professores, mas também teve um impacto significativo na vida de nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, durante a cerimônia. “O reconhecimento desses professores exemplares é uma valorização do esforço coletivo pela melhoria do ensino da rede pública do DF. É um mérito para aqueles que têm dedicado tempo e esforço a moldar o futuro do nosso país por meio da educação.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Também presente à solenidade, a superintendente do Sebrae, Rose Rainha, declarou: “O empreendedorismo na educação é um pilar para o desenvolvimento socioeconômico, e esses professores são verdadeiros agentes de transformação”.

Classificação

O programa de formação continuada desempenha um papel fundamental na preparação de professores, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos para transmitir as habilidades empreendedoras aos seus alunos. Os premiados foram selecionados com base em critérios como inovação no ensino, engajamento dos alunos e contribuição para o fortalecimento do espírito empreendedor.

[Olho texto=”“A educação empreendedora não é somente uma disciplina, mas uma mentalidade que podemos instigar em nossos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios com criatividade e resiliência”” assinatura=”Miriam Assunção, da Escola Bilíngue de Taguatinga ” esquerda_direita_centro=”direita”]

As professoras Aline Paixão, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 120 de Samambaia, e Miriam Assunção, da Escola Bilíngue de Taguatinga, foram escolhidas para o primeiro lugar e ganharam uma viagem para Barcelona (Espanha). Durante a estadia, entre 7 e 14 de dezembro, a programação delas inclui visita a instituições de ensino locais.

“Isso tudo o que está acontecendo é a validação de anos dedicados a moldar mentes empreendedoras”, disse Aline. “A oportunidade de participar do programa de formação do Sebrae foi transformadora, e ver os frutos desse investimento reflete o comprometimento não apenas com o ensino, mas com o futuro dos nossos alunos.”

Miriam, por sua vez, ressaltou a importância do programa no desenvolvimento profissional e na construção de uma abordagem pedagógica mais alinhada com as demandas do mundo atual: “O Sebrae proporcionou uma experiência única, desafiadora e enriquecedora. Estar entre os premiados é a confirmação de que a educação empreendedora não é somente uma disciplina, mas uma mentalidade que podemos instigar em nossos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios com criatividade e resiliência”.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF