22/11/2023 às 13:15

Referência materno-infantil, Hmib apresenta métodos a comitiva de Angola

Ministra da Saúde do país africano integrou grupo na visita, que busca cooperação para formação de profissionais

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A estrutura e os métodos de trabalho dos servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foram apresentados à ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, e a uma comitiva de 20 membros do país africano. O Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) recebeu o grupo, nesta terça-feira (21), com o objetivo de estreitar os laços para promover a cooperação bilateral entre os países e fortalecer iniciativas de formação de profissionais para Angola.

A ministra angolana Sílvia Lutucuta liderou comitiva estrangeira que conheceu os setores de neonatologia, a UTI neonatal, as salas de pré-parto, parto e pós-parto, o banco de leite e a Ucin Canguru do Hmib | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Estamos prospectando várias unidades e universidades com capacidade formativa de recursos humanos e, por essa razão, estamos nesse centro de referência mundial para a saúde materna e infantil”, pontuou a ministra. A comitiva visitou os setores de neonatologia, UTI neonatal, as salas de pré-parto, parto e pós-parto, o banco de leite e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) Canguru, onde é promovida a estimulação do método. “Aqui há competências muito grandes de profissionais que vão formar os nossos”, acrescentou Sílvia Lutucuta.

O reconhecimento dado por representantes de outro país para a qualidade dos serviços prestados foi destacado pela diretora de Atenção à Saúde do Hmib, Andréia Regina Araújo, que também destacou o potencial da unidade para formação especializada. “A nossa vocação para ensino e pesquisa já é estabelecida e acreditamos que ela pode contribuir para a formação de novos especialistas”, completou.

Comitiva angolana conheceu a estrutura e os métodos adotados pelo Hmib, referência em cuidados materno-infantil

Coordenada pelos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores do Brasil e acompanhada pela Embaixada do Brasil em Luanda, a programação da comitiva começou em 18 de novembro e vai até o próximo dia 27. A iniciativa deve reforçar a cooperação entre os países em diversos programas na área de saúde: pesquisa, assistência, formação profissional e combate a doenças como câncer e hanseníase.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)