23/11/2023 às 10:39, atualizado em 23/11/2023 às 12:42

Brasília recebe Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura

Evento vai desta sexta-feira (24) a domingo (26), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e reunirá produtores, pesquisadores e técnicos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Depois de cinco anos do último congresso nacional, Brasília recebe, desta sexta (24) ao dia 26, o Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O encontro será no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A programação completa pode ser conferida aqui.

A Confederação Brasileira de Criadores de Abelhas estima que o Brasil tenha mais de 400 mil apicultores e meliponicultores | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Apicultores e Meliponicultores (CBA), em parceria com a Associação Apícola do Distrito Federal (API-DF). A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do (Emater) terá a participação de dez técnicos, que atualizarão seus conhecimentos em diversos temas a fim de melhor atender as demandas dos produtores do DF. Além disso, a Emater mobilizou produtores de agroindústria, artesanato e produtos apícolas para comercializarem em 15 boxes no evento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O congresso terá especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de levar aos criadores de abelhas conhecimento científico que permita fomentar a qualificação do produtor, o aperfeiçoamento das tecnologias de criação e extração dos produtos apícolas e a melhoria no beneficiamento e comercialização das produções de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e apitoxina no Brasil.

Também serão abordados os serviços ambientais prestados pelas abelhas na produção agrícola brasileira. Estudos acadêmicos apontam que mais de 60% da produção de alimentos no mundo depende da polinização feita por esses insetos.

São esperados mais de 3 mil visitantes no evento, entre criadores, representantes de federações, associações e cooperativas, comerciantes, exportadores, pesquisadores, educadores, extensionistas rurais, profissionais da cadeia e da indústria, representantes do setor público, formuladores de políticas públicas e legisladores.

A Confederação Brasileira de Criadores de Abelhas estima que o Brasil tenha mais de 400 mil apicultores e meliponicultores.

*Com informações da Emater