23/11/2023 às 12:54

Congresso aborda inovação, ensino e pesquisa em saúde 

Realizado no Hospital de Base do DF, evento promoveu quatro dias de troca de experiências e conhecimento multiprofissional em atendimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Termina nesta quinta (23), no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), o III Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa, que tem como tema “A governança clínica rumo à excelência assistencial”.

O projeto Humanizar foi um dos temas abordados durante o congresso, que reuniu profissionais de diversas áreas da Saúde | Foto: Alessandro Praciano/IgesDF

Com mais de 3 mil inscritos, o evento tem participação presencial ou online, abrangendo profissionais como residentes multiprofissionais, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem, entre outros. 

Foram divulgadas pesquisas científicas de colaboradores e parceiros externos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) que contribuem para o avanço da ciência na área da saúde. Também fazem parte do congresso a V Jornada dos Residentes do IgesDF, a XII Jornada dos Médicos Residentes e Egressos do Hospital de Base e o III Simpósio de Pesquisa Científica.

Conhecimento multiprofissional

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 “O objetivo é proporcionar a troca de experiências e conhecimento multiprofissional acerca das inovações em saúde como forma de melhorar o acesso ao cuidado mediante debates técnico-científicos, preparando os profissionais para prestarem um atendimento cada vez melhor aos usuários de saúde do DF”, resume a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, Emanuela Ferraz.

Para o presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, a reflexão sobre a governança clínica é essencial. “Isso se deve ao desafio de oferecer o melhor serviço em saúde sem desperdiçar recursos”, resume. 

Os eixos temáticos incluem Oncologia, Urgência e Trauma, setores materno infantil e obstetrício e Inovação, ensino e pesquisa. O congresso visa aprimorar a qualidade das práticas assistenciais na área de saúde. 

 Entre as atividades, destacaram-se as apresentações dos cirurgiões do trauma Renato Lins e Rodrigo Caselli e a explanação da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, sobre o projeto Humanizar. 

 *Com informações do IgesDF