24/11/2023 às 14:06

Assinado protocolo de intenções para combate ao racismo

Sejus e OAB-DF se unem para desenvolver iniciativas voltadas a essa temática

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O combate ao racismo ganha mais uma ação no Distrito Federal com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) e a Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF). A iniciativa fez parte da programação do seminário “Racismo não é coisa da sua cabeça: os números e a necessidade de ações afirmativas”, que ocorreu nesta sexta-feira (24), na sede da OAB-DF.

Documento foi assinado durante um seminário sobre o mesmo tema, na OAB-DF | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

[Olho texto=”“Vivemos em uma sociedade que ainda é racista. E temos a responsabilidade de promover essa mudança”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A assinatura do protocolo integra as atividades do Mês da Consciência Negra da Sejus. A ação foi organizada pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Subdhir) da pasta, em parceria com a OAB-DF. A partir do documento, as entidades vão unir esforços para a definição de estratégias para combater o racismo e promover a igualdade racial.

“A parceria entre a Sejus e a OAB será frutífera”, avalia a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani. “Depois desse papel assinado, vem muito trabalho. É uma responsabilidade fazer com que as propostas discutidas sejam realmente colocadas em ações para serem cumpridas. Vivemos em uma sociedade que ainda é racista. E temos a responsabilidade de promover essa mudança.”

Parceria

[Olho texto=”“Racismo não é mal-entendido; racismo é crime” ” assinatura=”Délio Lins, presidente da OAB-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A atividades abrangem campanhas de conscientização para prevenção e combate de práticas racistas, aprimoramento dos canais de denúncia contra práticas racistas e implementação de medidas de combate ao racismo nas redes sociais e nos canais digitais de comunicação, entre outras ações.

“A gente dorme pensando na nossa cor”, pontua a subsecretária de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Sueli Vieira. “Os pretos, especialmente a mulher preta, ainda sofrem muito racismo e desigualdade. Esse interesse institucional da Sejus com parceiros é importante, porque o racismo não pode acontecer. Essas iniciativas nos mostram o interesse para a mudança”.

O presidente da OAB-DF, Délio Lins, reforça: “Vamos pensar juntos e fazer juntos a partir desse protocolo na luta contra o racismo estrutural. Racismo não é mal-entendido; racismo é crime”.

Debates 

O seminário “Racismo não é coisa da sua cabeça: os números e a necessidade de ações afirmativas” foi elaborado para promover a reflexão sobre a história, cultura, contribuições e desafios enfrentados pela população negra no país.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento faz alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão no época do Brasil colonial. 

A programação do seminário teve duas palestras. A primeira abordou ações afirmativas como medidas como medida antirracista, e a segunda tratou sobre as disparidades sociais e econômicas/ histórico de discriminação. O evento também recebeu uma feira de empresárias pretas e pardas para fomentar o setor e dar visibilidade a esse público.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF