24/11/2023 às 18:28

Reforma da cozinha do Hospital Regional de Planaltina é concluída

Espaço recebe novos exaustores, bancadas, janelas, piso, pintura, rede hidráulica e iluminação

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Com foco na segurança alimentar e no atendimento a pacientes, acompanhantes e servidores, a reforma da cozinha do Hospital Regional de Planaltina (HRPL) foi concluída. Um investimento total de R$ 350 mil permitiu a instalação de novos exaustores, troca de iluminação, bancadas e janelas, além de manutenção no piso, pintura, adequação da rede hidráulica, revestimento em azulejo, quadro de energia e inclusão de mais pontos de higienização das mãos.

[Olho texto=”“As adequações trazem melhorias na ambiência do espaço, conforto térmico e segurança do colaborador. Além disso, fica mais fácil de fiscalizar a higienização e a organização dos processos, conforme a legislação sanitária. O principal benefício aos pacientes e demais usuários é a maior segurança do controle higiênico-sanitário dos alimentos”” assinatura=”Marcus Sérgio da Silva Batista, diretor administrativo da Região Norte de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

O HRPL oferece, em média, 914 refeições ao dia, com seis alimentações diárias entre café da manhã, colação, almoço, merenda, jantar e ceia. A adequação foi possível graças ao contrato de manutenção regular firmado junto à Secretaria de Saúde (SES-DF).

“As adequações trazem melhorias na ambiência do espaço, conforto térmico e segurança do colaborador. Além disso, fica mais fácil de fiscalizar a higienização e a organização dos processos, conforme a legislação sanitária. O principal benefício aos pacientes e demais usuários é a maior segurança do controle higiênico-sanitário dos alimentos”, destacou o diretor administrativo da Região Norte de Saúde, Marcus Sérgio da Silva Batista.

O HRPL oferece, em média, 914 refeições ao dia, com seis alimentações diárias entre café da manhã, colação, almoço, merenda, jantar e ceia | Fotos: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante as adequações, iniciadas em março deste ano, não houve paralisação dos serviços no espaço, uma vez que a reforma foi executada por etapas, principalmente no período noturno. “Hoje a cozinha está de cara nova. Conseguimos visualizar melhor os equipamentos como um todo, montar a cozinha de modo que atenda nossas necessidades e agilizar o abastecimento. Isso tudo resulta em uma qualidade de alimentação ainda maior aos pacientes e servidores”, avaliou a gerente administrativa da Unidade de Alimentação Nutricional (UAN) do HRPL, Luana Silva Padilha.

Exemplo disso é o depoimento da paciente Maryana Dias Matos, 29 anos, moradora do Arapoanga. Internada na maternidade do hospital após dar à luz ao pequeno Romeu, ela foi só elogios à comida servida. “Recebo as refeições direitinho, tudo bem completo. Estou gostando bastante, tudo de ótima qualidade, sempre no horário. Comida gostosa, com variedade de frutas e cardápio balanceado”, relatou, ao lado do marido Renan Alves dos Santos, 25 anos, que também aprovou o que comeu.

Maryana Dias Matos, com o pequeno Romeu e o marido Renan Alves dos Santos, diz: “Tudo de ótima qualidade, sempre no horário. Comida gostosa, com variedade de frutas e cardápio balanceado”

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) também passou por obras recentes na área de cozinha este ano. Em agosto, foi a vez da cozinha e do refeitório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), além de adequações, ainda em curso, na cozinha do Instituto de Saúde Mental (ISM).

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal