27/11/2023 às 18:44

Encontro discute educação e direitos humanos

Seminário promovido pela Secretaria de Educação abordou temas como diversidade e relações étnico-raciais

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), realiza, nesta segunda-feira (27), o 1º Seminário de Direitos Humanos e Diversidade: Pluralidade e Inclusão na Educação. Ao longo do dia professores e convidados abordam, por meio de palestras, temas como a diversidade e relações étnico-raciais.

Ao longo do dia, professores e convidados abordaram temas como a diversidade e relações étnico-raciais | Fotos: André Amendoeira/ Secretaria de Educação

“Este encontro vem para contribuir para a formação da vida e da convivência, no exercício dos direitos humanos, bem como para promover a educação adequada às necessidades, às características biopsicossociais e culturais dos diferentes sujeitos e seus contextos”, destaca Vera Lúcia Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral.

O seminário contou com a participação dos coordenadores intermediários das Unidades Regionais de Educação Básica (Uniebs) das 14 Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal, além da presença de coordenadores pedagógicos das escolas públicas.

[Olho texto=”“Vamos tratar sobre assuntos importantes como inclusão dos estudantes indígenas, negros e outras pautas que preservam a garantia do direito das pessoas, independente de cor, raça ou etnia”” assinatura=”Patrícia Melo, diretora de Serviços de Apoio à Aprendizagem, Direitos Humanos e Diversidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O seminário é a culminância dos trabalhos realizados ao longo do ano, por meio de materiais pedagógicos e formação continuada nas regionais de ensino. Hoje vamos tratar sobre assuntos importantes como inclusão dos estudantes indígenas, negros e outras pautas que preservam a garantia do direito das pessoas, independente de cor, raça ou etnia”, destaca Patrícia Melo, diretora de Serviços de Apoio à Aprendizagem, Direitos Humanos e Diversidade (DSADHD).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A professora Sheyla Cristina, diretora da Escola Classe Café Sem Troco, da zona rural Paranoá, fez o relato de experiência sobre o acolhimento dos alunos da Comunidade Indígena Warao Coromoto, que atualmente encontra-se a 4 km da escola. Os estudantes têm entre 4 e 17 anos e estavam sem acesso à alfabetização. O desafio da escola agora é incluí-los na sociedade por meio da aprendizagem e convívio escolar.

*Com informações da Secretaria de Educação