27/11/2023 às 19:16, atualizado em 27/11/2023 às 21:35

Quase 19 toneladas de resíduos especiais coletadas em campanha

Na segunda grande coleta deste ano, Caesb utiliza material recolhido nas estações de tratamento de água e esgoto em descarte seguro

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Este mês, a Caesb realizou a segunda coleta de resíduos especiais de 2023 nas estações de tratamento de água (ETAs) Rio Descoberto e Brasília, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)  Melchior e na unidade do SIA. O material descartado é gerado principalmente pelos laboratórios de análises, estações de tratamento e pela área de manutenção predial, industrial e mecânica da companhia. 

Material recolhido inclui vidros e plásticos contaminados por produtos químicos, pilhas, baterias e papelão | Foto: Marco Peixoto/Caesb

[Olho texto=”“A implantação de uma rotina de coleta e destinação final ambientalmente adequada de resíduos especiais contribui para a melhoria e a evolução constante do processo de gestão ambiental” ” assinatura=”Luís Antônio Reis, presidente da Caesb” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

 Ao todo, foram 18.927 kg de resíduos, incluindo papel, papelão, vidros e plásticos contaminados por produtos químicos, resíduos de produtos químicos e microbiológicos, pilhas e baterias, estopas, máscaras e luvas e lâmpadas fluorescentes, compactas eletrônicas e mistas.   

 “O principal depósito fica na ETA Brasília”, relata o gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Carlo Renan de Brites. “No caso das lâmpadas, o armazenamento é realizado no depósito da Caesb, no SIA. Destaca-se a participação dos colaboradores da ETE Melchior na implantação de depósito temporário para armazenamento de resíduos especiais.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 A soma das duas coletas realizadas neste ano alcançou mais de 28 mil quilos de resíduos recolhidos. O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, chama a atenção para o fato de que o descarte incorreto dos materiais pode acarretar prejuízos ao meio ambiente, como a contaminação e consequente degradação, trazendo riscos para a saúde e para o bem-estar das pessoas. 

“A implantação de uma rotina de coleta e destinação final ambientalmente adequada de resíduos especiais contribui para a melhoria e a evolução constante do processo de gestão ambiental existente na companhia”, ressalta o gestor. 

*Com informações da Caesb