28/11/2023 às 08:32, atualizado em 28/11/2023 às 08:38

Livro ‘Cerrado Yoga’ será lançado nesta quarta-feira (29)

Evento será durante a 37ª FeLiB; publicação faz parte da coleção ‘Eu Amo Cerrado’, do Brasília Ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Instituto Brasília Ambiental, por meio de sua Unidade de Educação Ambiental, lança, nesta quarta-feira (29), às 10h, o livro Cerrado Yoga. O evento ocorre durante a 37ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB), no estande da autarquia, Quadradinho+Consciente. A obra, que terá versão eletrônica e física, tem dois mil exemplares impressos e faz parte da coleção Eu Amo Cerrado, uma campanha institucional do instituto que busca afirmar o amor pela natureza de forma lúdica.

Arte: Divulgação

A publicação Cerrado Yoga traz 21 posturas que associam a biodiversidade do Cerrado com a sabedoria milenar do yoga. “Aproveitando a semelhança de algumas posturas clássicas do yoga com elementos do Cerrado, importantes informações são apresentadas, como nomes populares e científicos, imagens e descrições que podem ajudar no reconhecimento de espécies icônicas dessa savana que é a mais diversa do planeta”, explica a idealizadora da obra, Mariana Ferreira dos Anjos. educadora ambiental do Brasília Ambiental,.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destaca na apresentação da obra a importância de reconhecer a capacidade, a competência e o compromisso que a gestão do instituto e seu corpo técnico têm com a preservação e com a manutenção da qualidade ambiental do Distrito Federal. “Buscamos sempre a população como aliada. E o livro Cerrado Yoga vem ao encontro dessa busca, na missão de proteger o meio ambiente e combater todo tipo de degradação ambiental. Começando, é claro, pelo cuidado consigo mesmo”, diz, convidando todos a lerem a obra e desejando boa prática do yoga.

O livro é uma publicação pedagógica para o programa Parque Educador, mas é também voltado ao público em geral, atingindo desde a fase infantojuvenil até a adulta. Na obra, todas as analogias com a fauna e flora do Cerrado têm ao seu lado o passo a passo ilustrado e uma breve descrição para correta execução das posturas, que trazem ainda o nome original na língua ancestral indiana, o sânscrito, e em português.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental