29/11/2023 às 18:46

Ensaio para Casamento Comunitário leva emoção ao Museu da República

Cerimônia que marcará a união de 50 casais será domingo (3/12), no Pontão do Lago Sul

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O grande dia do Casamento Comunitário está chegando e, para que o momento seja perfeito, os casais participaram do ensaio da cerimônia, nesta quarta-feira (29), no Museu da República. A cerimônia está marcada para domingo (3/12), no Pontão do Lago Sul. A cerimônia será transmitida ao vivo, a partir de 17h30, pelo Instagram @sejus_df e pelo canal da Sejus no YouTube. Esta é a 8ª edição do Casamento Comunitário, que de 2020 a 2022, realizou sete edições e beneficiou 264 casais.

[Olho texto=”“É uma honra para a Sejus participar desse momento tão especial na vida dos casais. São muitos sonhos que estão prestes a se tornar realidade”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

O projeto é iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e, desta vez, vai contemplar 50 casais que desejam realizar o sonho de oficializar o matrimônio. “É uma honra para a Sejus participar desse momento tão especial na vida dos casais. São muitos sonhos que estão prestes a se tornar realidade”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Olinda Floresena e Idelfonso Caetano têm 53 anos de união religiosa e querem oficializar a relação com o casamento no civil. “Estamos tão animados. Será uma emoção para nós”, conta Olinda. “O casamento no civil vai ser mais um passo da nossa relação que tem muito amor, respeito e companheirismo”, avalia Idelfonso. Do fruto desse relacionamento já são 10 filhos e quase 50 netos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Isla Cunha e Anésio Faria também estarão no grande dia. “Estamos com ótima expectativa. Está tudo tão organizado. Será um grande momento”, avalia Isla. O casal está junto há 45 anos e tem três filhos.

Os detalhes do processo estão no Edital n° 09, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do dia 10 de outubro.

Trajetória do sim

Neste ano, o casamento comunitário inclui cinco etapas: inscrição; análise das documentações; divulgação do resultado; participação no encontro preparatório e cerimônia de casamento. Os interessados puderam apresentar a documentação necessária para inscrição na seleção em outubro e novembro.

Os requisitos estavam no edital, tais como: residir no DF; ser hipossuficiente; apresentar toda documentação prevista no edital; ter idade mínima de 18 anos e não ter impedimento legal para casar-se, nos termos do artigo 1.521 do Código Civil. Os casais foram selecionados por ordem cronológica de inscrição. Em novembro, seguiram as demais fases.

*Com informações da Sejus