29/11/2023 às 18:10

Feira sobre inovação na saúde destaca trabalho do Hospital da Criança

Representantes da Fiocruz e da SBIS visitaram hospital; experiências e ferramentas tecnológicas do HCB foram apresentadas ao longo do evento

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Durante a Feira de Soluções para a Saúde, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), profissionais do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) puderam aprofundar discussões sobre as ferramentas tecnológicas empregadas pelo HCB e despertaram o interesse de outras instituições. Na terça-feira (28), a unidade hospitalar recebeu a visita de representantes da Fiocruz Brasília e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), que buscavam conhecer o trabalho do HCB, em especial no que se refere à informatização.

Para a encarregada de proteção de dados da Fiocruz, Laiza Assumpção, o HCB transparece sua forma de gestão dos dados de saúde. “Os processos são bem-mapeados, fluxos bem-definidos; isso faz toda a diferença. A informação bem-tratada é importante para a segurança dos dados”, disse Assumpção, que acompanhou, no primeiro dia da feira, a mesa-redonda com participação de profissional do hospital.

Representantes da Fiocruz Brasília e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizaram visita técnica ao Hospital da Criança de Brasília | Foto: Maria Clara Oliveira/HCB

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A infraestrutura é bastante avançada na questão da informação. Os laudos já saem digitalizados, sem papel, e vão direto para o prontuário eletrônico”, disse o presidente da SBIS, Luis Gustavo Kiatake.

Participantes da feira que não puderam visitar o HCB tiveram acesso a algumas soluções apresentadas pelo hospital em um estande de divulgação e em pôsteres científicos, se informando sobre iniciativas adotadas pela unidade no enfrentamento à pandemia da covid-19 e no preparo de crianças e adolescentes para o processo de diálise peritoneal.

*Com informações do HCB