29/11/2023 às 18:00

Seminário orienta profissionais de educação sobre assédio no trabalho

Evento abordou aspectos fundamentais da saúde e segurança psicológica dos trabalhadores e divulgou a cartilha de Prevenção ao Assédio, idealizada pelas secretaria da Mulher e de Economia e pela Controladoria-Geral do DF

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho, promoveu, nesta quarta-feira (29), o V Seminário Nacional de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar no Trabalho, um evento voltado para todos os profissionais da educação para discutir o assédio no ambiente de trabalho.

O seminário foi realizado no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), de manhã e à tarde. O evento foi transmitido pelo canal da Eape no YouTube e pode ser assistido neste link.

Servidores assistiram, durante todo o dia, a palestras de especialistas sobre diferentes formas de assédio | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

O seminário reuniu ao longo do dia profissionais de diferentes áreas em palestras sobre temáticas que envolvem o tema do seminário. Pela manhã, participaram do evento a subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar; a subsecretária substituta da Eape, Maria Cristina Carvalho e a chefe da ASQVT, Fernanda Patricia Pereira.

“O assédio pode ser muito claro, mas também pode ser velado. Nós estamos sendo convidados hoje para refletir se, em nossas práticas enquanto servidores, ainda temos alguma coisa que pode se caracterizar como assédio. Identificado isso, o segundo passo é trabalhar em momentos de coragem a mudança necessária para que possamos melhorar enquanto profissionais no ambiente de trabalho que estamos inseridos”, discursou Ana Paula Aguiar.

[Olho texto=”“A gente é capaz de fazer sim um ambiente saudável, construir sim relações respeitosas e definitivamente acabar com o assédio dentro da instituição escolar”” assinatura=”Fernanda Patricia Pereira, chefe da ASQVT” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O seminário contou ainda com a participação de Michelle Heringer, chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e membro da Comissão Especial de Combate e Prevenção ao Assédio na Administração Pública do DF. Especialista no assunto, Michelle falou sobre Assédio e discriminação, suas implicações e consequências no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais na SEEDF.

A especialista disponibilizou a cartilha de Prevenção ao Assédio, idealizada pela Secretaria da Mulher, Secretaria de Economia e Controladoria-Geral do DF. O documento é disponibilizado ao público e pretende colaborar com a administração pública do Distrito Federal no combate ao assédio. Clique aqui para baixar.

Ao longo do seminário, foram abordados aspectos fundamentais da saúde e segurança psicológica dos trabalhadores, bem como as ocorrências de assédio moral no trabalho, suas implicações e consequências, as violações dos direitos humanos, as questões jurídicas e seus encaminhamentos, os aspectos de gênero e discriminação, adoecimento e afastamento do trabalho, dentre outros temas correspondentes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Falar de qualidade de vida no trabalho tem sido necessário pois sabemos o quanto a nossa rotina exige que a gente esteja bem e saudável. O tema desse ano vem justamente para fortalecer nossas relações no ambiente da escola. Nós assumimos a proposta de construir relações respeitosas e eu sei que podemos melhorá-las trabalhando com temáticas sensíveis como o assédio”, explica a chefe da ASQVT, Fernanda Patricia Pereira.

Fernanda destaca que é importante que o servidor esteja fortalecido emocionalmente e informado sobre as diversas formas de assédio. “Enfrentamos isso diariamente e é necessário se fortalecer emocionalmente, se informar a respeito, saber quais são os nossos direitos, a quem devemos recorrer, e buscar apoio da SEEDF nesse sentido. Vamos chegar ao fim do dia com um protocolo de intenções muito válido para o próximo ano. A gente é capaz de fazer sim um ambiente saudável, construir sim relações respeitosas e definitivamente acabar com o assédio dentro da instituição escolar”, finaliza.

*Com informações da SEEDF