30/11/2023 às 12:54, atualizado em 30/11/2023 às 14:02

Estudantes do Itapoã recebem certificados do Cidadania nas Escolas

Evento celebra ciclo de atividades para conscientização e reflexão sobre violências e violações de direitos

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Projeto Cidadania nas Escolas fecha mais um ciclo de atividades com a entrega de certificação para estudantes da rede pública que participaram da iniciativa na região do Itapoã. O evento ocorreu nesta quinta-feira (30), na Praça dos Direitos.

As atividades do projeto visam a redução da incidência de violências, diminuição de violações de direitos, promoção da cultura de paz e para o pleno exercício da cidadania nas escolas públicas | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e tem parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) para desenvolvimento das ações nas escolas da rede pública de ensino. A iniciativa foi institucionalizada pela Portaria Conjunta n° 25, publicada no Diário Oficial do DF (DODF), em setembro.

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, conversou com as famílias na cerimônia de entrega dos certificados. “Estamos aqui enquanto Estado para estabelecer a cultura de paz dentro das escolas, a prevenção contra o bullying e os cuidados com as crianças e adolescentes. Podem ter certeza que nós queremos que vocês possam ir para o trabalho tranquilos, com seus filhos em um ambiente saudável. Estamos dando a oportunidade desses estudantes dialogarem, interagirem e vivenciarem a cultura da paz. Tudo isso chega inclusive à prevenção da violência contra mulher, à igualdade racial e aos direitos humanos”, afirma.

[Olho texto=”O Cidadania nas Escolas tem a proposta de realizar seis encontros nas instituições de ensino, envolvendo comunidade escolar, equipes gestoras, corpo docente, alunos e pais ou responsáveis. O foco é desenvolver a conscientização e a reflexão quanto às violências e violações de direitos que perpassam a rotina escolar” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As atividades do projeto visam a redução da incidência de violências, diminuição de violações de direitos, promoção da cultura de paz e para o pleno exercício da cidadania nas escolas públicas do Distrito Federal. A certificação é recebida após uma série de encontros que trabalham a temática.

Foram seis unidades comtempladas no Itapoã: Centro Educacional 01; Escola Classe 01; Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns; Escola Classe 2; Escola Classe Cora Coralina e Escola Classe 2.

Gustavo Guedes frequenta a Escola Classe 01 do Itapoã e conta que aprendeu várias coisas no Programa. “Eu gostei muito de participar e estar nas atividades. Também contei a experiência para meus pais”, relata o estudante.

Os pais de Gustavo, Edmilson Ferreira e Jeane Ribeiro, fizeram questão de participar do momento de entrega dos certificados e apoiar o filho no dia a dia do Cidadania nas Escolas. “Tudo que a gente pode incentivar e proporcionar para ele, nós fazemos. Vejo que foi importante na formação dele”, conta a Jeane.

Violência não!

O Cidadania nas Escolas tem a proposta de realizar seis encontros nas instituições de ensino, envolvendo comunidade escolar, equipes gestoras, corpo docente, alunos e pais ou responsáveis. Esses momentos incluem metodologias diversificadas com conversas, dinâmicas interativas, contação de histórias, cine debates e outros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O foco é desenvolver a conscientização e a reflexão quanto às violências e violações de direitos que perpassam a rotina escolar, envolvendo os temas como: prevenção às drogas; gravidez na adolescência; violência sexual contra crianças e adolescentes; direitos humanos e cidadania; promoção da cultura de paz nas escolas e prevenção à violência conta as mulheres.

O Projeto Cidadania nas Escolas começou neste ano com atividades em cinco regiões administrativas: Santa Maria, Itapoã, São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia. Em cada localidade, o trabalho foi realizado em seis escolas, totalizando 30 escolas contempladas pela iniciativa. Os estudantes de Santa Maria foram os primeiros a receber os certificados no dia 18 de novembro.

Cronograma das próximas entregas de certificado:

2 de dezembro: São Sebastião
Local: Caic Unesco
Horário: 9h às 12h

9 de dezembro: Recanto das Emas
Local: CEU das Artes
Horário: 8 às 11h

9 de dezembro: Samambaia
Local: Direito Delas
Horário: 10h às 13h

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)