02/12/2023 às 11:02

Encontro de Mulheres Rurais arrecada mais de 3 toneladas de alimentos

Produtos foram doados a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O 8º Encontro Distrital de Mulheres Rurais, promovido pela Emater-DF, arrecadou mais de 3 mil quilos de alimentos para serem doados a instituições e comunidades que abrigam pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. O recolhimento foi feito durante gincana entre produtoras, empreendedoras e trabalhadoras rurais que participaram do evento.

A equipe vencedora destinou os alimentos a famílias do Assentamento Betinho, do núcleo rural Morada dos Pássaros, Chapadinha e para a Casa de Repouso e Convivência de Idosos Monte Alto, em Brazlândia. O 8º Encontro Distrital de Mulheres Rurais reuniu mais de 400 moradoras de comunidades do campo da capital federal em 24 de novembro. Ao todo, 15 equipes participaram da gincana que angariou os alimentos.

A equipe vencedora, formada por mulheres de áreas rurais da região administrativa de Brazlândia, arrecadou 1.276 quilos de alimentos, sendo aproximadamente 770 in natura | Foto: Divulgação/ Emater-DF

“A gincana reforçou nas mulheres o sentimento de integração e coletividade, além de valorizar a cooperação com pessoas mais vulneráveis”, ressalta Selma Tavares, assessora da direção da Emater-DF e uma das organizadoras do encontro.

A equipe vencedora, formada por mulheres de áreas rurais da região administrativa de Brazlândia, arrecadou 1.276 quilos de alimentos, sendo aproximadamente 770 in natura e o restante em produtos industrializados. A maior parte do montante veio das próprias chácaras das participantes.

o foco principal não era exatamente vencer a competição, e sim auxiliar famílias carentes

A extensionista Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia, conta que 30 mulheres das comunidades participaram da gincana: “Foi bonito ver a mobilização delas, porque o foco principal não era exatamente vencer a competição, e sim auxiliar famílias carentes.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Luciana observou ainda que as participantes demonstraram, durante a competição, um grande orgulho de mostrar de onde vieram. “Além disso, a Emater-DF promove a aproximação das comunidades com o poder público. O encontro teve a participação de parlamentares, integrantes de secretarias de Estado e da vice-governadora Celina Leão. Promover essa integração também é um dos papeis da extensão rural”, conclui.

*Com informações da Emater