02/12/2023 às 15:52

Jovens participam de oficinas da FestFlor e palestra de empreendedorismo

Programação fez parte das atividades de encerramento do Programa Filhos deste Solo neste ano

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Aproximadamente 100 jovens rurais de Tabatinga, dos assentamentos 10 de Junho e Dandara, ambos do Gama, e também do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram neste sábado (2) do encerramento das atividades do Programa de Empreendedorismo e Sucessão Rural Filhos deste Solo, da Emater-DF.

Na programação de encerramento, os jovens participaram de oficinas realizadas na VIII FestFlor Brasil 2023 sobre Jardins em vasos e sobre Cultivo em horta. O encontro contou, ainda, com palestra sobre motivação e empreendedorismo ministrada pela coordenadora do programa, Adriana Dutra. Idealizado em 2019, o programa já formou 18 turmas com mais de 600 jovens.

Cerca de 100 jovens participaram de oficinas realizadas na VIII FestFlor Brasil 2023 sobre Jardins em vasos e sobre Cultivo em horta | Foto: Divulgação/ Emater-DF

Manuela dos Reis Colli, 16 anos, estudante do ensino médio no Núcleo Rural Tabatinga, foi uma das participantes do curso. Com família produtora na região, Manuella pretende continuar em Tabatinga e fazer a sucessão rural dos pais. “Foi um curso que trouxe valorização para o nosso ambiente do campo. Eu aprendi que nós podemos continuar onde nós vivemos, empreendendo de várias maneiras diferentes. Esse curso foi muito importante porque eu gostaria de continuar e trabalhar onde eu moro”, disse ela.

“Envolver jovens em atividades empreendedoras é extremamente gratificante visto que, por meio do programa, eles conseguem perceber que oportunidades podem ser criadas de forma a contribuir tanto para o desenvolvimento pessoal quanto da própria família. Ensinamos os jovens que empreender requer conhecimento e gestão. É oferecer respostas às necessidades das pessoas”, ressaltou Adriana Dutra.

Sucessão rural

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa Filhos deste Solo visa capacitar jovens da área rural, atendidos pela Emater-DF, que tenham entre 16 e 29 anos, em gestão, empreendedorismo e colocação profissional.

A capacitação busca estimular a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade. Para participar, o interessado deve estar ligado de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa rural.

*Com informações da Emater