04/12/2023 às 09:31, atualizado em 04/12/2023 às 11:31

Dezembro é aberto com plantio de 10 mil mudas nativas do Cerrado 

No Parque Ecológico Ezechias Heringer, filhas do ambientalista que dá nome ao local participaram do movimento; iniciativa contemplou unidades de conservação em todo o DF 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Dia de Plantar uma Muda Nativa do Cerrado chegou oficialmente ao Distrito Federal, neste domingo (3), conforme o decreto nº 44.606/2023, promulgado pelo governador Ibaneis Rocha. Para celebrar a data, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, recebeu representantes de vários órgãos do GDF e dezenas de voluntários para fazer o plantio de 200 mudas. 

Ação contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, que ressaltou: “Eu tenho certeza que as próximas gerações vão celebrar o que vocês estão fazendo aqui” | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

[Olho texto=”“Nós precisamos de um DF descarbonizado, mas não basta só plantar árvores – temos que cuidar delas” ” assinatura=”Gutemberg Gomes, secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Presentes ao ato, as filhas  do engenheiro agrônomo e ambientalista Ezechias Heringer (1905-1987), Quelvia e Ana Júlia, relembraram o pioneirismo do pai no estudo do Cerrado e destacaram sua preocupação com a preservação da água. “Brasília depende dessas unidades de conservação para o seu abastecimento de água, e isso sempre foi uma preocupação dele”, disse Ana Júlia.

Ao todo, foram plantadas 10 mil árvores, em unidades de conservação espalhadas pelo DF e em áreas externas pré-estabelecidas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (sociedade civil), o Instituto Brasília Ambiental, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Secretaria de Governo do DF (Segov) e o Instituto Arvoredo (sociedade civil).

Sonhar e plantar

A vice-governadora do DF, Celina Leão, também prestigiou o evento. “Eu tenho certeza que as próximas gerações vão celebrar o que vocês estão fazendo aqui”, declarou. “Nós estamos plantando 10 mil, mas queremos plantar 1 milhão”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O titular da Sema, Gutemberg Gomes, lembrou que o governo e a sociedade precisam andar de mãos dadas. “Nós temos agora no calendário oficial do GDF a designação do primeiro domingo de dezembro como Dia de Plantio, e isso vai servir de exemplo para todo o Brasil”, afirmou. “O sonho está se concretizando. Nós precisamos de um DF descarbonizado, mas não basta só plantar árvores – temos que cuidar delas”.

O presidente do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo, também se manifestou sobre a ação: “Quando você quer que seu sonho se realize, você o compartilha para ele renascer como sonho de todo mundo. Aí a gente sonha, planeja, realiza e celebra. É o que estamos fazendo hoje aqui: celebrando a primeira edição oficial do Tempo de Plantar”.

*Com informações da Sema

04/12/2023 - Dezembro é aberto com plantio de 10 mil mudas nativas do Cerrado