04/12/2023 às 18:17

Homologadas eleições nas unidades da rede pública de ensino do DF

Resultado de pleito para escolha de diretores, vice-diretores e conselheiros foi publicado no DODF desta segunda-feira (4)

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (4) o resultado das eleições para diretor, vice-diretor e conselheiros escolares das unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal. A lista traz a homologação das eleições, com o nome dos candidatos eleitos em 25 de outubro pela comunidade escolar, após a análise dos pedidos de impugnação das chapas.

Votação realizada no dia 25 de outubro pela comunidade escolar definiu os dirigentes das unidades de ensino público para um período de quatro anos a partir do dia 2 de janeiro de 2024 | Foto: Mary Leal/SEEDF

O mandato dos eleitos terá duração de quatro anos. Eles tomarão posse nos cargos em 2/1/2024 e permanecerão nos cargos até 31/12/2027. As unidades escolares que não tiveram diretor e vice-diretor eleitos ou conselhos escolares constituídos, no todo ou em parte, deverão participar de um próximo pleito eleitoral.

A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) ainda não definiu a data da nova eleição, mas, segundo a Lei da Gestão Democrática, o novo pleito deve ocorrer em até 180 dias contados a partir de 25 de outubro, quando foi realizada a eleição deste ano.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O processo de escolha deste ano contou com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que emprestou urnas de lona e cabines de votação, e do Sindicato dos Professores (Sinpro), que também auxiliou com a disponibilização de urnas de lona.

Para a Comissão Eleitoral Central (CEC), as votações foram tranquilas e o resultado mostra que a comunidade escolar participou de forma positiva como mostram os números. Em 60% das escolas, a gestão escolar permanecerá nos cargos.

*Com informações da SEEDF