05/12/2023 às 09:43, atualizado em 05/12/2023 às 10:05

Plano diretor terá oficina para produtor rural

Evento será em 14 de dezembro, às 19h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O produtor rural que quiser contribuir com ideias para o futuro desse segmento no Distrito Federal pode participar da 54ª oficina da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) – lei para orientar o desenvolvimento do DF nos próximos 10 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural.

O evento será em 14 de dezembro, às 19h, no auditório da sede da Seduh-DF, localizado no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, destaca a relevância da discussão sobre quem está no território rural, em que há atividades produtivas, de agricultura e pecuária, em pequena e grande escala.

“Quando falamos dos produtores rurais, esse setor da economia precisa de políticas que orientem como ocupar o território e como vão desenvolver suas atividades”, afirma Pacheco. “Uma vez que o Pdot fala da organização do território, ele deve trazer diretrizes para que esses produtores rurais possam fazer suas atividades do modo mais sustentável possível e em alinhamento com o desenvolvimento do território como um todo”, ressalta.

Para a produtora rural Marilza Speroto, que vive no Núcleo Rural Lago Oeste, é importante o governo ouvir as demandas daqueles que estão na ponta, trabalhando com a terra e produzindo alimentos, de forma a contribuir com algum auxílio ou informação técnica, a exemplo de órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

[Olho texto=”Durante a oficina, a população apresentará as demandas e, auxiliada pelos técnicos da Seduh, fará marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“No Lago Oeste, por exemplo, há um corredor ecológico e os novos moradores precisam aprender a usar a terra de forma responsável, não impermeabilizar o solo, não usar veneno. Precisamos da ajuda do governo com insumos e que informe o que pode ou não plantar na região, além de incentivar a produção de agroflorestas”, comentou Marilza Speroto.

Durante a oficina, a população apresentará as demandas e, auxiliada pelos técnicos da Seduh, fará marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento. Para quem não puder comparecer pessoalmente, a oficina também será transmitida pelo canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, independentemente da faixa etária e gênero, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas e segmentos. Basta comparecer nas datas e horários marcados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Este ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Enquanto 19 desses eventos públicos são voltados para segmentos da sociedade, os outros 36 são sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

A Seduh-DF também tem recebido as contribuições da população para a revisão do Pdot por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link.

Serviço

? Produtores rurais
Data: 14 de dezembro (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh-DF

? Próxima oficina
16 de dezembro, às 9h, para a Região Administrativa do Plano Piloto.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)