06/12/2023 às 22:48, atualizado em 06/12/2023 às 23:02

Governador do DF recebe Prêmio Mérito Imobiliário

Ibaneis Rocha foi consagrado com a honraria concedida pela Ademi-DF em aprovação aos avanços do setor, como a sanção da nova lei sobre o parcelamento do solo

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O governador Ibaneis Rocha recebeu, na noite desta quarta-feira (6), o Prêmio Mérito Imobiliário, concedido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) em solenidade realizada no restaurante Nau Frutos do Mar, no Lago Sul. A premiação reconheceu a atuação do chefe do Executivo para fortalecer o setor na capital federal.

“Desde o início, na campanha em 2018, deixei bem claro o compromisso que tenho com o setor imobiliário do Distrito Federal”, iniciou o governador. “Fizemos isso de forma efetiva ao longo deste período, trabalhando unidos para o desenvolvimento do DF e do setor imobiliário, que é um dos mais importantes da nossa cidade”, completou.

Governador Ibaneis Rocha: “Fizemos um grande projeto de desenvolvimento da nossa cidade em torno das obras de infraestrutura… Vamos criar outros setores e empreendimentos imobiliários. Então, contem comigo, que vamos continuar trabalhando” | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ibaneis Rocha lembrou do esforço do governo em promover ações e aprovar projetos que melhorassem o segmento no DF. “Fizemos um grande projeto de desenvolvimento da nossa cidade em torno das obras de infraestrutura. Lançamos uma das quadras mais belas e que estava parada há 22 anos, a Quadra 500 do Sudoeste. Desenvolvemos o Noroeste, que estava parado e está perto de concluir as obras”, afirmou. “Vamos criar outros setores e empreendimentos imobiliários. Então, contem comigo, que vamos continuar trabalhando”, frisou.

Presidente da Ademi-DF, Roberto Botelho: “O governador do Distrito Federal foi fundamental no período de pandemia, porque ele considerou o setor da construção civil como essencial e isso poupou muitos empregos e teve avanço nas construções”

O governador esteve entre as 16 personalidades homenageadas com o prêmio que está em sua primeira edição celebrando aqueles que contribuíram para a expansão do mercado imobiliário do Distrito Federal.

“O governador do Distrito Federal foi fundamental no período de pandemia, porque ele considerou o setor da construção civil como essencial e isso poupou muitos empregos e teve avanço nas construções. Isso é uma dívida impagável que temos, por isso ele é o principal agraciado”, destacou o presidente da Ademi-DF, Roberto Botelho.

Infraestrutura

Desde o início da gestão, o governo do DF tem feito uma série de ações em prol do mercado imobiliário. A exemplo disso está o destravamento de bairros aguardados, como a Quadra 500 do Sudoeste, o Jóquei Clube e o Alto Mangueiral, que já recebem obras de infraestrutura.

Em novembro deste ano, foi sancionada a nova lei sobre o parcelamento do solo, que foi desenvolvida nos últimos dois anos pelo Poder Executivo. Entre as mudanças, a proposta viabiliza a participação do setor privado no desenvolvimento de habitações sociais, simplificando o processo e destinando parte da verba arrecadada com algumas contribuições, taxas e contrapartidas para o Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis).

Outros agraciados

Vice-governadora Celina Leão: “Quando eu estive na Câmara Distrital, eu via o que esse segmento passava antes desta gestão. Era muita luta e dificuldade. Tenho orgulho de fazer parte do governo que realmente mudou essa realidade”

Além de Ibaneis Rocha, também foram consagrados com a honraria outras autoridades do GDF. “O governador sempre fala que todas as secretarias estão de portas abertas para os empresários. E isso é verdade. Eles [os secretários] sempre nos atendem de pronto e buscam uma solução viável e adequada”, justificou o presidente da Ademi-DF.

“Todo o GDF esteve engajado na aprovação desse projeto [do parcelamento do solo], que é fundamental para o desenvolvimento legal do Distrito Federal, para que sejam ofertados bairros planejados e feitos dentro da lei… Que é o que Brasília precisa combater: a ilegalidade”, acrescentou Botelho.

Foram premiados a vice-governadora Celina Leão; o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz; o presidente da Terracap, Izidio Santos; e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

“Quando eu estive na Câmara Distrital, eu via o que esse segmento passava antes desta gestão. Era muita luta e dificuldade. Tenho orgulho de fazer parte do governo que realmente mudou essa realidade”, disse a vice-governadora Celina Leão.

Já o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou a parceria entre a instituição e a associação visando o desenvolvimento da cidade. “O governador estabeleceu como prioridade do ponto de vista do negócio o relacionamento com o setor. Naquele momento, o BRB tinha menos de 3% de participação. Hoje temos 56% do mercado imobiliário. Ou seja, a cada dois financiamentos, um é feito no BRB”, revelou. Segundo ele, foram alocados R$ 3,2 bilhões, 32 vezes mais que no ano de 2018.

Representante do setor

Estratégico na indústria da construção, o setor imobiliário tem impacto na economia e no desenvolvimento do DF pela geração de empregos, renda, arrecadação de tributos e estímulo a outros segmentos industriais, assim como pelo provimento de moradia digna e qualidade de vida para a população.

Há 40 anos, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) representa o segmento. São 56 associados entre incorporadoras, construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura, escritórios de engenharia e meio ambiente, e instituições financeiras.

“O nosso setor movimenta o Distrito Federal de maneira muito forte. Nosso segmento gera muito emprego e distribui renda. No final, a população também é beneficiada”, pontuou o vice-presidente da Ademi-DF, Celestino Fracon.

06/12/2023 - Governador do DF recebe Prêmio Mérito Imobiliário