07/12/2023 às 11:52

Portal InfoSaúde-DF alcança recorde de 1 milhão de acessos em 2023

Com três anos de funcionamento, a iniciativa foi pioneira no Brasil em emprego da ciência de dados na transparência e na gestão da saúde pública

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Portal de Informações e Transparência da Saúde (InfoSaúde-DF) alcançou recorde de acessos anual. Em 2023, de janeiro a outubro, já foram mais de 1 milhão de consultas, frente aos 788 mil cliques ao longo de todo o ano de 2022. O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com consultores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, e disponibilizado publicamente em 2020. 

Desenvolvido pela Secretaria de Saúde, portal apresenta informações públicas em formato de painéis | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

Pioneira no Brasil, a iniciativa é uma inovação em transparência e na gestão da saúde pública por meio do uso da ciência de dados (Business Intelligence – BI). Em formato de painéis, as informações públicas referentes à situação de saúde do DF são organizadas e disponibilizadas a usuários, servidores, pesquisadores e gestores. Além de servir para prestação de contas à população, os dados são úteis também no dia a dia – do acesso ao planejamento de serviços e tomadas de decisão.

Atualmente, estão em funcionamento 235 painéis. Desse total, 97 compõem o menu da Sala de Situação de Saúde do DF – seção destinada a fornecer um balanço consolidado dos atendimentos e procedimentos realizados diariamente pelos três níveis de atenção à saúde.

Painéis

A transformação digital do monitoramento – antes feito por mecanismos analógicos ou assíncronos – é o motivo da existência atual do InfoSaúde-DF, conforme pontua o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal: “Hoje em dia nós temos disponíveis publicamente vários painéis informativos atualizados quase que em tempo real da situação de saúde do DF. Este é um ganho monumental para a democratização da informação”.

[Olho texto=”“É um painel simples, bem completo e que revolucionou a assistência de medicamentos especializados no DF” ” assinatura=”Thiago Mendonça, coordenador de Controle de Serviços de Saúde e de Gestão da Informação da Subsecretaria de Planejamento em Saúde ” esquerda_direita_centro=””]

Um único painel em todo o portal é responsável por 11% dos acessos recordes deste ano: a consulta de medicamentos da farmácia de alto custo. Por meio dessa seção, os usuários que necessitam das medicações podem verificar a disponibilidade em estoque de cada uma das unidades, de modo atualizado.

Segundo o coordenador de Controle de Serviços de Saúde e de Gestão da Informação da Subsecretaria de Planejamento em Saúde, Thiago Mendonça, o benefício à comodidade do paciente é o fator de destaque do serviço. “É um painel simples, bem completo e que revolucionou a assistência de medicamentos especializados no DF”, ressalta.

Acessibilidade e inovação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O InfoSaúde-DF também apresenta mapas alimentados por geolocalização, com o intuito de facilitar o acesso da população aos endereços das unidades de saúde da capital federal. No menu principal, no ícone nomeado “Busca Saúde”, é possível conhecer, por exemplo, a indicação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência mais próxima, apenas pelo número do CEP. O mecanismo contribui para que gestores visualizem e planejem com assertividade a distribuição de equipamentos de saúde no território distrital.

O sistema é mantido pelo trabalho de uma qualificada estrutura de profissionais. As melhorias e os ajustes são constantes ao longo desses três anos de existência do portal. A implementação mais recente é o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-DF), apresentado na última semana durante  a 6ª Feira de Soluções para a Saúde, em Brasília.

O Cieges é uma plataforma de monitoramento que permite acompanhar dados atualizados e unificados de diversos indicadores de gestão, servindo à tomada de decisões sobre os serviços ofertados à população. Apenas o DF, o Rio de Janeiro e Pernambuco possuem esse tipo de centro de inteligência ativo.

Acesse os painéis informativos.

*Com informações da Secretaria de Saúde