08/12/2023 às 16:43, atualizado em 08/12/2023 às 18:38

Caminhada pede um basta à violência contra mulheres e meninas

Evento ocorre neste domingo (10), a partir das 8h30, no Parque da Cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em sua sexta edição, a Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, percorrerá, neste domingo (10), várias cidades no Brasil e no exterior. Em Brasília, o movimento será no Parque da Cidade, ao lado da administração, no Estacionamento 13, a partir das 8h30, com a presença de representantes do Grupo Mulheres do Brasil Brasília e de órgãos que atuam na defesa da mulher. 

Ação faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres | Foto: Divulgação/Secti

Uma tenda multiúso vai abrigar ações de conscientização, informação e capacitação de mulheres desenvolvidas pelas secretarias da Mulher (SMDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e de Esporte e Lazer (SEL-DF).

Na opinião do secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, o apoio à 6ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas reflete o comprometimento da pasta com a causa. “A Secretaria de Esporte e Lazer do DF reconhece a importância dessa iniciativa para promover a conscientização e a ação efetiva contra a violência. Nossa participação é um testemunho do papel vital que o esporte desempenha na construção de uma sociedade mais segura e solidária”, destaca.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados em novembro apontam que, apenas no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 2,6% nos casos de feminicídio no país, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os casos de estupros subiram 14,9%, sendo que, desses, 70% tiveram como vítimas meninas de até 13 anos.

O Distrito Federal desponta no cenário nacional com 32 feminicídios registrados até 30 de novembro, contra 17 ocorridos em todo o ano de 2022. A análise do Fórum Brasileiro de Segurança Pública alerta, ainda, que houve uma alta na morte de mulheres no DF entre 2020 e 2021, de 31,4%. Chama a atenção o número de homicídios de mulheres negras, que teve aumento de 35% entre 2020 e 2021, no DF.

Conscientização

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A caminhada faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos representantes da sociedade civil e do poder público.

Durante o evento, a Secti-DF vai anunciar a abertura de novas vagas do programa DF Inova Tech para mulheres. A iniciativa oferece qualificação profissional para mulheres, em especial as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivo incentivar a empregabilidade, a independência financeira e estimular a formação de mão de obra em áreas tecnológicas.

Para fazer a inscrição, basta acessar o formulário disponível neste link, inserir as informações e aguardar o preenchimento da turma para o início das aulas. Todos os cursos oferecem certificado de conclusão e são 100% gratuitos.

Serviço

Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
?
Data: domingo (10)
?
Horário: 8h30
?
Local: Parque da Cidade (Estacionamento 13).

*Com informações da Secti-DF