09/12/2023 às 09:30, atualizado em 09/12/2023 às 10:11

RenovaDF vai recuperar 15 quadras poliesportivas do Paranoá

Programa de qualificação profissional já foi responsável pela restauração de 20 equipamentos públicos da cidade

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Importante aliado do Governo do Distrito Federal (GDF) na restauração de equipamentos públicos, o RenovaDF tem ajudado a transformar a paisagem do Paranoá. Desde que chegou à região administrativa, o programa, que associa qualificação profissional à preservação de espaços comunitários, já foi responsável pela recuperação de 20 quadras poliesportivas e prevê reformar outras 15 no início do próximo ano.

Alessandra Leite elogia o trabalho feito na quadra em frente à sua casa: “As crianças estão aproveitando em segurança, o que é mais importante. Agora, é a comunidade cuidar e manter esse espaço” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O administrador regional do Paranoá, Wellington Santana, comemora a chegada do RenovaDF à cidade: “Queremos entregar os novos espaços públicos até fevereiro. Essa é uma iniciativa maravilhosa, que atende duas demandas da nossa comunidade ao alinhar qualificação profissional com entrega de espaços reformados”.

Santana lembra que, antes do programa, alguns espaços públicos estavam havia dez anos sem receber qualquer tipo de intervenção. “Apesar dos esforços constantes da administração, nem sempre é possível atender todas as quadras, por isso a gente agradece demais ao nosso governador Ibaneis Rocha por ter viabilizado a vinda do programa para a nossa cidade”, afirma.

Aprendizagem

Mais do que equipamentos públicos reformados, o RenovaDF oferece aos inscritos a oportunidade da qualificação profissional. Durante os ciclos do programa, os selecionados têm acesso a uma gama de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversas atividades, como os de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pioneiro no Paranoá, Manoel Batista da Silva, 85, mora na região desde que chegou a Brasília. Hoje aposentado, ele tem como passatempo assistir às partidas de futebol que ocorrem aos fins de semana na quadra recém-reformada pelo RenovaDF. “Essa quadra ficou um bom tempo sem nenhuma reforma, e o pessoal está de parabéns, ficou um serviço bonito”, resume.

Moradora da Quadra 28 do Paranoá, Alessandra Carvalho Leite, 44, também viu de perto o resultado do programa. Há três anos, a vendedora reside em frente a um parquinho público que, recentemente, foi restaurado por alunos do RenovaDF.

“Era bastante precário, estava acabado, com buracos, e os balanços quebrados”, conta. “Essa benfeitoria melhorou bastante, as crianças estão aproveitando em segurança, o que é mais importante. Agora, é a comunidade cuidar e manter esse espaço”.

09/12/2023 - RenovaDF vai recuperar 15 quadras poliesportivas do Paranoá