10/12/2023 às 13:57, atualizado em 10/12/2023 às 18:21

Festival de cinema para crianças é destaque neste domingo (10)

São 10 curtas-metragens para criançada de todas as idades no Cine Brasília; programação faz parte do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Neste fim de semana iniciou-se o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e, no domingo (10), a criançada já pôde se divertir com uma programação para lá de especial no Cine Brasília. O chamado “Festivalzinho” reuniu 10 curtas-metragens com classificação livre para sensibilizar o público infantil para o cinema nacional. A programação para as crianças se repete no dia 16 de dezembro, às 10h; e no Complexo Cultural de Planaltina nos dias 13, às 9h, e 14 de dezembro, às 14h. A entrada é gratuita.

Dirigido à criançada, o “Festivalzinho” reuniu 10 curtas-metragens com classificação livre para sensibilizar o público infantil para o cinema nacional | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O “Festivalzinho” é como se fosse um programa no qual os filmes passam em sequência, podendo cada um ter entre um e 20 minutos. A duração total das exibições é de aproximadamente uma hora. Antes de iniciar com as mostras, a criança tem a oportunidade de assistir a um teatro ao vivo com duas apresentadoras que introduzem, de forma lúdica e educativa, temas sobre o cinema local.

O ‘Festivalzinho’ conta com a participação de duas apresentadoras que introduzem, de forma lúdica e educativa, temas sobre o cinema local

“É uma oportunidade única para as crianças conhecerem o cinema brasileiro. Não é uma exibição comum, são pessoas que não estão no meio comercial, mas estão fazendo arte tão boa quanto. São diversos curtas em formatos diferentes, como clipe e animação. Para as crianças, isso é ótimo porque é dinâmico e permite que elas tenham contato com várias linguagens em uma só ida ao Cine Brasília”, defendeu uma das apresentadoras, Paula Sallas.

Para a apresentadora Elisa Carneiro, o mais importante é conscientizar as crianças sobre a qualidade das exibições que são produzidas no Brasil. “O ‘Festivalzinho’ também é uma formação de público. Hoje, as salas de filmes estão sempre dentro de shoppings. Aqui, fica em uma quadra. O nosso papel, antes de o filme começar, é de fazer essa mediação para embarcar no universo da arte”, afirmou.

A funcionária pública Ada Cordeiro, 40 anos, é mãe do Joaquim, de dois anos. Eles participaram do Festivalzinho e elogiaram os filmes exibidos. “Foi ótimo e muito interessante. O Joaquim interagiu bastante no último, do Papai Noel. Foi a primeira vez dele no cinema e ele não tem hábito de assistir televisão, então foi uma experiência única”, avaliou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A nutricionista Aline Figueiredo, 43 anos, também levou o filho Miguel, de oito anos, para assistir aos curtas. Para ela, é importante incentivar as criações nacionais. “É a primeira vez que a gente vem ao ‘Festivalzinho’. Achei superlegal. O mais divertido é a criançada vir e sair do cinema tradicional e incentivar a assistir aos filmes que são feitos aqui”, pontuou.

A Aline também é uma frequentadora assídua do festival de cinema mais longevo do país. De acordo com ela, a participação no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é de longa data, hábito estimulado pelo pai que, agora, é repassado por ela ao filho Miguel. “Eu lembro quando eu era criança, meu pai me buscava na Escola Classe e a gente vinha de uniforme assistir aos filmes. Era tradição. Esse ano não vou deixar de participar, tentarei vir na terça-feira”, compartilhou.

Para conferir a programação completa do evento, acesse o site do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

10/12/2023 - Festival de cinema para crianças é destaque neste domingo (10)