11/12/2023 às 14:48, atualizado em 11/12/2023 às 14:49

Novo contrato estabelece atendimento veterinário a animais silvestres

Em parceria recém-fechada, com investimento de R$ 8 milhões por cinco anos, Brasília Ambiental prepara-se para reabilitar espécies do Cerrado

Por Agência Brasília* I Edição: Chico Neto

O Instituto Brasília Ambiental celebrou, nesta segunda-feira (11), uma parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), vencedora do Chamamento Público n° 19/2023, para executar um programa de recepção, triagem, transporte, atendimento veterinário, reabilitação e destinação responsável da fauna silvestre nativa. Com valor estimado de R$ 8 milhões, o termo de colaboração prevê a realização do programa durante cinco anos.

Mamíferos silvestres, bem como aves e répteis desse segmento, serão atendidos em um centro veterinário a ser construído | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O programa tem como foco exclusivo mamíferos, aves e répteis silvestres com necessidades de atendimento médico e reabilitação, além de providenciar o acondicionamento adequado. “Animais domésticos como cães e gatos continuam sendo atendidos pelo Hvep, administrado pela Sema [Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal/”, lembra o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa poderá receber também, excepcionalmente, animais exóticos híbridos, como peixes e anfíbios. A entidade parceira é responsável por obter um local adequado para iniciar as atividades e garantir a salubridade, a segurança e o bem-estar dos animais durante todo o processo.

A abertura do centro veterinário de reabilitação, ainda sem nome definido, está prevista para o primeiro trimestre de 2024, em local ainda provisório. Será a primeira parceria via Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) para atendimento de fauna silvestre no país.

*Com informações do Brasília Ambiental