12/12/2023 às 13:19

Cidadania nas Escolas percorre cinco regiões do DF em 2023

Certificados dos estudantes são entregues nas escolas participantes do Recanto das Emas e Samambaia. Os alunos de Santa Maria, Itapoã e São Sebastião já haviam recebido os documentos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Começou nesta semana a entrega dos certificados para crianças e adolescentes das escolas da rede pública do Recanto das Emas e Samambaia participantes do projeto Cidadania nas Escolas. Gestoras da iniciativa estão indo às unidades escolares para deixar os documentos dos estudantes que concluíram as atividades este ano.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), com a parceria da Secretaria de Educação (SEE-DF) para desenvolvimento das ações.

No Recanto das Emas foram cinco unidades participantes: Centro de Ensino Fundamental 113, Centro de Ensino Fundamental 306, Centro de Ensino Fundamental 103, Centro Educacional 104 e Centro de Ensino Médio 804. Em Samambaia, outras cinco escolas receberam os certificados. São elas: Centro de Ensino Médio 414, Centro de Ensino Fundamental 504, Centro Educacional 619, Escola Classe 831 e Escola Classe 431.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, analisou o Cidadania nas Escolas, que foi instituído neste ano. “As entregas dos certificados nas escolas celebram o encerramento de um ciclo de atividades para conscientização e reflexão sobre violências e violações de direitos. É importante esse diálogo dentro das escolas para colocar um fim de rotinas de violência e formação da cultura de paz. O projeto foi um sucesso e vamos seguir com as ações e ampliá-las em 2024”, frisa.

Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani: “O projeto foi um sucesso e vamos seguir com as ações e ampliá-las em 2024” | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

O projeto foi institucionalizado pela Portaria Conjunta n° 25, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). As atividades têm objetivo da redução da incidência de violências, diminuição de violações de direitos, promoção da cultura de paz e pleno exercício da cidadania nas escolas públicas do Distrito Federal. A certificação é recebida após uma série de encontros que trabalham a temática.

O projeto

O Cidadania nas Escolas tem a proposta de realizar seis encontros nas instituições de ensino, envolvendo comunidade escolar, equipes gestoras, corpo docente, alunos e pais ou responsáveis. Esses momentos incluem metodologias diversificadas com bate-papos, dinâmicas interativas, contação de histórias, cine debates e outros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O foco é desenvolver a conscientização e a reflexão quanto às violências e violações de direitos que perpassam a rotina escolar, envolvendo temas como prevenção às drogas; gravidez na adolescência; violência sexual contra crianças e adolescentes; direitos humanos e cidadania; promoção da cultura de paz nas escolas; e prevenção à violência conta as mulheres.

O Cidadania nas Escolas começou em 2023 com atividades em cinco regiões administrativas. Em cada localidade, o trabalho foi realizado de quatro a seis escolas, contempladas pela iniciativa. Em novembro, foi realizado evento para entrega dos certificados aos estudantes de Santa Maria e Itapoã. Em dezembro, foi a vez dos participantes de São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia se reunirem para o recebimento dos certificados.

*Com informações da Sejus-DF