12/12/2023 às 18:57

Dicionário antirracista aponta expressões que devem ser eliminadas

Elaborada pela Defensoria Pública do DF, publicação será lançada nesta quarta (13), no auditório da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da instituição

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Ouvidoria da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lança nesta quarta (13), o Dicionário Antirracista: Termos para Eliminar do seu Vocabulário. O objetivo é dar continuidade às ações de combate às desigualdades. O evento será das 14h30 às 16h, no auditório da Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur), no Setor Comercial Norte. Participarão defensores públicos, servidores, colaboradores, residentes jurídicos, voluntários da cidadania e estagiários da instituição.

Material segue a linha adotada pela DPDF de combate às discriminações | Arte: Divulgação/DPDF

“O lançamento de um dicionário antirracista pela Defensoria Pública é uma ação crucial para promover uma linguagem mais justa, inclusiva e sensível às complexidades das questões raciais, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais equitativa e antirracista”, afirma o subdefensor público-geral Fabrício Rodrigues.

Luta antirracista

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em novembro, a DPDF promoveu o 2º Seminário Defensoria na Luta Antirracista, com debates que discutiram políticas afirmativas, racismo, direitos humanos, direitos dos povos quilombolas e de origem africana e os reflexos da escravidão na estrutura das cidades. 

O evento contou com mesas que debateram temas como o acesso da população negra à justiça, a relação do direito com as comunidades indígenas e como o sistema judiciário trata a violência racial.

Ao final do seminário, representantes do Conselho Nacional das Ouvidorias entregaram o selo Esperança Garcia, que tem como objetivo incentivar práticas antirracistas nas defensorias públicas do Brasil. A DPDF recebeu a categoria ouro na premiação.

*Com informações da DPDF