14/12/2023 às 14:08, atualizado em 14/12/2023 às 16:01

Ortopedia do HBDF mantém tradição e oferece ceia natalina aos pacientes

Equipe mobilizou-se para alegrar o Natal de pacientes, acompanhantes e colaboradores

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Encontrar-se em cuidados hospitalares não é nada fácil. A ânsia de voltar logo para casa e se reunir com a família atinge as pessoas, especialmente quando se avizinha o Natal.

Diante desse desafio, há mais de sete anos, os profissionais da unidade ortopédica do Hospital de Base de Brasília (HBDF) unem forças com o Grupo Legião de Maria, da Paróquia Santa Terezinha do Cruzeiro. Juntos, eles transformam as salas de cuidados em um palco de celebração. Na noite da última terça-feira (12), foi promovida uma ceia de Natal, destinada não apenas aos pacientes em recuperação, mas também aos acompanhantes e colaboradores.

A ceia natalina, que teve salpicão, farofa com passas, salada, peru, chester, arroz, salada e sobremesa, tudo preparado com orientação nutricional, foi servida aos pacientes internados na unidade de ortopedia do HBDF. Os alimentos foram distribuídos em todos os quartos do andar.

Os profissionais da unidade ortopédica do Hospital de Base de Brasília e o grupo Legião de Maria, da Paróquia Santa Terezinha do Cruzeiro, prepararam uma noite especial na terça-feira (12) | Fotos: Divulgação/IgesDF

O gesto de solidariedade emocionou não só os pacientes, mas familiares, acompanhantes e colaboradores. A cerimônia de encerramento de 2023 apresentou um momento motivacional de reflexão com o enfermeiro Juniel Lisboa, e a música com o Ademar Junior embalou a noite. E não parou por aí, porque acompanhantes e pacientes contaram várias histórias. Ainda houve a entrega de panetones e presentes com a presença da Mamãe Noel – personagem vivida pela técnica de enfermagem Fátima Aparecida dos Santos, mais conhecida como Fatinha – , além de sorteio de brindes.

“Momento de gratidão, o evento é organizado pensando nos pacientes, uma forma de dar aconchego, porque nos tornamos uma segunda família para o paciente e para os próprios colegas de trabalho. Ao ver os olhos brilhando e cheios de esperança, sei que o presente que todos gostariam era estar em suas casas com a família; mas, diante das impossibilidades, fazemos o possível para trazer um pouco de esperança”, ressaltou a chefe da enfermagem da ortopedia, Elaine Mendes.

A técnica de enfermagem Fátima Aparecida dos Santos distribuiu panetones e presentes como Mamãe Noel

Para possibilitar o momento especial aos pacientes, todos se mobilizaram durante o mês. “É uma forma de acolher e demonstrar amor, porque ninguém escolhe estar aqui, ainda mais em uma época como esta, que é o Natal. A gente vê o brilho nos olhos dos pacientes e se sente realizado com isso”, conclui Mendes.

14/12/2023 - Ortopedia do HBDF mantém tradição e oferece ceia natalina aos pacientes

*Com informações do IgesDF