14/12/2023 às 18:10, atualizado em 15/12/2023 às 08:47

Pista Sul do Túnel Rei Pelé fechada desta sexta a domingo, para manutenção

Via sentido Ceilândia/Plano Piloto ficará interditada das 22h às 5h, quando o fluxo de veículos é menor

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Com o Túnel Rei Pelé em pleno funcionamento desde junho, o Governo do Distrito Federal coloca em marcha diversas ações de manutenção necessárias para conservação, preservação e sustentabilidade da estrutura e dos sistemas de ventilação, monitoramento e automação. Dessa forma, a pista sul do túnel (sentido Ceilândia/Plano Piloto) ficará fechada desta sexta (15) a domingo (17), das 22h às 5h.

A decisão levou em conta, principalmente, o impacto no tráfego e na segurança de todos os colaboradores. “Ficou definido que as ações de manutenção serão executadas sempre no período noturno, quando o fluxo de veículos é reduzido. Como alternativa, sugerimos que os motoristas transitem pela avenida central, situada na parte superior do túnel”, explica o Secretário de Obras, Luciano Carvalho.

A decisão levou em conta, principalmente, o impacto no tráfego e na segurança de todos os colaboradores | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

Para que o Túnel Rei Pelé esteja sempre aberto ao tráfego de veículos, todos os sistemas precisam estar em pleno funcionamento. “São vários sistemas atuando em conjunto e todos conversando entre si. Se um desses sistemas falha por qualquer motivo, os demais são diretamente afetados. Por isso, essas manutenções periódicas, mais do que necessárias, são fundamentais”, esclarece o subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras, Ricardo Terenzi.

“Sabemos que o fechamento do túnel traz transtornos aos usuários. Nossa intenção é causar o menor impacto à população e realizar a manutenção dessa obra de arte especial imprescindível para a mobilidade urbana do DF. Lembrando que a população será avisada com antecedência sobre toda e qualquer ação de manutenção que se fizer necessária”, conclui o secretário de Obras.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF)