14/12/2023 às 17:05

Projeto leva arte e conscientização ambiental para escolas de Samambaia

‌Com apoio do FAC, a iniciativa promoveu espetáculos artísticos e oficinas de compostagem, circo e canto coral

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Mais de 1.350 estudantes de escolas públicas de Samambaia participaram, este ano, do projeto Minicirc, realizado pelo Espaço Galpão do Riso. A iniciativa promoveu espetáculos artísticos e oficinas de compostagem, circo e canto coral, levando diversão e conhecimento a alunos do ensino fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades serão mantidas no ano que vem e contam com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

A iniciativa promoveu espetáculos artísticos e oficinas de compostagem, circo e canto coral, levando diversão e conhecimento a alunos do ensino fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Fotos: Divulgação/João Porto Dias

A Escola Classe (EC) 403 de Samambaia foi uma das unidades de ensino contempladas com o projeto. “Nossos alunos ficaram muito mais inspirados e curiosos depois de participarem das atividades”, conta a supervisora pedagógica Kátia Oliveira. O sucesso foi tanto que o Espaço Galpão do Riso será incluído no projeto político-pedagógico da escola. “Como o galpão fica ao lado da escola, não poderíamos perder a oportunidade de oferecer esse contato com a arte para nossos alunos”, afirma ela.

O resultado das oficinas na EC 403 será apresentado para os pais e responsáveis nesta sexta-feira (15). A cerimônia faz parte da formatura das crianças que passam do ensino fundamental I para o II. O repertório será composto por músicas populares brasileiras e natalinas, sob a regência da maestra Tânia Rocha e com o pianista Leandro Manoel.

Em 2024, novas oficinas serão promovidas no Espaço Galpão do Riso, que também ofertará um curso para artistas locais sobre escrita e execução de projetos culturais

Diversão e conhecimento

Coordenadora do projeto Minicirc e integrante da equipe do Espaço Galpão do Riso, Paula Sallas afirma que as atividades têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sociocultural da comunidade. Nos espetáculos, por exemplo, foram trabalhados temas como apreciação a culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras, empoderamento feminino, reciclagem e separação do lixo doméstico, entre outros. As apresentações tiveram mediação pedagógica e interpretação em linguagem de sinais.

“Algumas crianças não tinham consciência de como acontece o ciclo da matéria orgânica, não conheciam uma minhoca, enquanto outras nunca tinham ido a um espetáculo de teatro. Então, é muito importante fazer essa aproximação, conciliando a arte, a natureza e a educação de forma mais ativa por meio do conteúdo escolar”, pontua Sallas.

Em 2024, novas oficinas serão promovidas no Espaço Galpão do Riso, que também ofertará um curso para artistas locais sobre escrita e execução de projetos culturais. Criado em 2003, o local surgiu para comportar ensaios e apresentações artísticas. Inicialmente, ficava no Parque Três Meninas e, em 2011, foi transferido para o antigo Centro Comunitário da cidade, na Quadra 405. Em 20 anos de existência, recebeu diversas ações culturais e passou a ter como missão difundir a arte na comunidade local.

Participe!

Escolas públicas de Samambaia interessadas em receber as atividades podem entrar em contato pelo número (61) 98242-2199 ou pelo Instagram do projeto.