15/12/2023 às 13:28

Apresentado balanço preliminar das oficinas do Pdot

 No último encontro do ano, Comitê de Gestão Participativa aprovou o calendário de reuniões para 2024

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na última reunião deste ano do Comitê de Gestão Participativa (CGP), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentou um balanço preliminar das 54 oficinas participativas promovidas até o momento para discutir a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Ao todo, serão 55 eventos até este sábado (16), quando a última oficina abordará o Plano Piloto, às 9h, na Escola Parque 308 Sul.

Próxima reunião do comitê constituído pela Seduh está marcada para 31 de janeiro | Foto: Divulgação/Seduh

Conforme o levantamento mostrado em reunião na noite de quarta-feira (13), as oficinas por região administrativa (RA) que tiveram a maior participação da população foram  SCIA/Estrutural, com 549 pessoas; Jardim Botânico (250), Riacho Fundo (200), Taguatinga (193) e Park Way (190).

Participação

[Olho texto=”“Terminamos o ano muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido” ” assinatura=”Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Das oficinas voltadas aos segmentos da sociedade, as que tiveram maior adesão foram as que discutiram áreas de regularização de interesse Social (Aris), com 201 pessoas; regularização fundiária urbana, com 168; meio ambiente e recursos hídricos, com 119; população em situação de rua, com 117, e regularização fundiária rural, que reuniu 115 participantes.

Também foram apresentados aos integrantes do CGP o calendário das próximas reuniões do comitê para 2024, aprovado pelo colegiado, e o detalhamento da metodologia de sistematização dos dados recolhidos durante as oficinas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Terminamos o ano muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido”, afirmou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “Já fizemos 54 eventos, com mais um para concluir, com a expectativa de encerrar 2023 alcançando o objetivo de conduzir um processo de revisão do Pdot alinhado com o CGP como um todo.” 

A Seduh também tem recebido as contribuições da população para a revisão do Pdot por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link, e pelas reuniões livres, organizadas pela própria comunidade. O prazo para o preenchimento dos formulários vai até o dia 31 deste mês. Já o envio das contribuições pelas reuniões livres se encerra em 31 de março de 2024.

Aproveitamento

A representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), Carolina Pescatori, elogiou o esforço da equipe da Seduh para organizar todas as oficinas participativas: “Temos que deixar registrado como o trabalho está sendo muito bem-desenvolvido no compromisso com essas mais de 50 oficinas. É um esforço que vai reverberar em metodologias importantes.”

Por sua vez, o representante do Movimento Andar a Pé, Benny Schvarsberg, lembrou: “Foi feito um enorme esforço metodológico e até físico, de esgotamento, que é muito meritório e deve ser reconhecido. Também acho que houve uma contribuição muito efetiva dada pelo CGP, sobretudo porque teve receptividade [da Seduh]. Do meu ponto de vista, encerramos um ciclo fundamental, que é o de construção coletiva da leitura comunitária.”

O CGP voltará a se reunir em 31 de janeiro, às 14h30, na sede da Seduh, para continuar os debates sobre a metodologia e o calendário de atividades.

*Com informações da Seduh