15/12/2023 às 13:18, atualizado em 15/12/2023 às 13:54

Escolas públicas celebram o fim do ano letivo com atividades natalinas

No CEI 05 de São Sebastião, Papai Noel dos Correios marcou presença; já na EC 204 Sul, os alunos fizeram uma cantata

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O fim do ano letivo está marcado para o próximo dia 22 nas escolas públicas do Distrito Federal, e o espírito de Natal já contagiou os estudantes. No Centro de Educação Infantil (CEI) 05 de São Sebastião, os alunos foram surpreendidos com a visita do Papai Noel dos Correios. Na Escola Classe (EC) 204 Sul, por sua vez, os pequenos soltaram a voz para os moradores e comerciantes da quadra com uma linda cantata natalina. Em Taguatinga, na Escola Classe (11), Papai Noel também alegrou os alunos com a entrega de presentes.

Ana Vitória, de 4 anos, alegra-se com a chegada de seu presente, entregue pelas mãos de Papai Noel e Mamãe Noel | Foto: Jotta Castro/SEE

A emoção no CEI 05 de São Sebastião com o Papai Noel dos Correios chegou em dose dupla à escola, já que ele estava acompanhado da Mamãe Noel. Juntos, eles distribuíram 275 presentes para todos os alunos. Além disso, os servidores dos Correios prepararam também uma homenagem para as crianças com o coral da empresa, que apresentou canções natalinas.

Cartas

[Olho texto=”“Hoje estamos realizando a concretização de um sonho desses alunos, que é ganhar o presente das mãos do próprio Papai Noel. Isso é mágico na vida de qualquer criança” ” assinatura=”Marluce Moreira, diretora do CEI 05 de São Sebastião” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ana Vitória, 4, foi a primeira a receber o presente: uma boneca, que pediu na cartinha entregue pelos professores aos Correios. “Eu queria muito uma bonequinha e o Papai Noel me deu de presente; ela é linda”, comemorou a aluna do primeiro período da educação infantil.

A campanha do Papai Noel dos Correios une a empresa e a população em uma corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas de crianças, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem os desejos ao Papai Noel. A iniciativa tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.

“Nossa escola atende crianças de 4 e 5 anos, do primeiro ao segundo período da educação infantil, e esses pequenos são motivados todos os dias a sonhar e acreditar”, disse a diretora da escola, Marluce Moreira. “Hoje estamos realizando a concretização de um sonho desses alunos, que é ganhar o presente das mãos do próprio Papai Noel. Isso é mágico na vida de qualquer criança.”

Cantata de Natal

Na EC 204 Sul, desde o início deste mês, os 300 alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental vêm se preparando para o Natal. Eles participaram de atividades pedagógicas confeccionando cartazes para decoração e, durante dias, ensaiaram para uma cantata especial feita exclusivamente para os moradores e comerciantes da região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A atração foi apresentada nesta quinta (14), com a presença de 120 alunos cantando clássicos natalinos para os comerciantes. Quem também entrou no clima natalino por meio da música foi a EC 410 de Samambaia, onde os alunos formam o Coral IN’Canto. Este ano, estudantes mobilizaram famílias e amigos para apresentações em diferentes locais.

Mais presentes

[Olho texto=”“Estamos felizes porque é um trabalho que envolveu não só a escola, mas toda a comunidade local” ” assinatura=”Alessandra Lopes, diretora da EC 204 Sul” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da cantata, os alunos da EC 204 Sul recebem nesta sexta (15) a visita especial do Papai Noel, que vai distribuir 300 presentes escolhidos por meio das cartinhas dos alunos. Os pedidos foram “adotados” por vizinhos e comerciantes da região. As ações ocorrem na escola desde 2010 e envolvem toda a comunidade escolar.

“Neste ano, nosso Papai Noel vem direto do Batalhão da Polícia Militar, nosso vizinho aqui da escola que se dispôs a alegrar esse momento tão especial”, relata a diretora da escola, Alessandra Lopes. “Estamos felizes porque é um trabalho que envolveu não só a escola, mas toda a comunidade local. Isso é gratificante para a gente, porque mostra como os alunos das escolas públicas são importantes.” 

Na EC 11 de Taguatinga, o Papai Noel distribuiu, nesta quinta (14), 567 presentes para os estudantes de 6 a 12 anos. Os alunos também escreveram as cartinhas, que contaram com o apoio da comunidade escolar e da comunidade. “Poder entregar presentes para esses alunos é muito significante, pois sabemos o quanto isso é importante na vida deles”, observou a diretora da escola, Tatyane Emídio.

15/12/2023 - Escolas públicas celebram o fim do ano letivo com atividades natalinas

*Com informações da Secretaria de Educação do DF