15/12/2023 às 22:18, atualizado em 16/12/2023 às 10:28

Um Sonho de Natal ilumina Brasília e abre as festas de fim de ano no DF

Programação estreou nesta sexta-feira (15) e segue até 1º de janeiro de 2024. Vice-governadora Celina Leão participou da abertura e entregou chaves da cidade para o Papai Noel

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Teve início nesta sexta-feira (15) o projeto Um Sonho de Natal, que leva a magia desta época do ano para a população em três pontos brasilienses: Esplanada dos Ministérios, que abriga a Vila do Papai Noel; a Praça do Buriti, com o presépio; e Praça do Cruzeiro, que oferece experiências gastronômicas e uma roda-gigante. A festa ocorre até 1º de janeiro, sempre das 17h às 22h, e terá uma vasta programação cultural e musical.

Até janeiro o público poderá conferir a magia desta época do ano no evento Um Sonho de Natal | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A abertura das festividades foi na Esplanada dos Ministérios e contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, do DJ Pezão, do DJ Israel Paixão, do espetáculo Carriola – Um Teatro do Riso na Rua e do grupo Tocatta. Houve também chuva de neve para a alegria da criançada, que também puderam conhecer a casa do Papai Noel. Na Praça do Cruzeiro, quem comandou a noite foi o DJ Israel Paixão. Houve também chuva de neve para alegria da criançada. Ao longo dos próximos dias, serão realizadas 26 apresentações de teatro infantil, 14 bandas locais, 16 corais, duas orquestras locais e 48 apresentações de DJs.

Na ocasião, a vice-governadora Celina Leão entregou as chaves de Brasília para o Papai Noel, após uma queima de fogos de artifício. “Esse projeto é realmente uma geração de emprego e renda, junto com a memória afetiva que o Natal sempre gera nas nossas crianças. Percebemos hoje a alegria delas, a presença do Papai Noel é todo um encanto que só o Natal tem, e a gente sabe o que essa data representa para as famílias brasileiras”, afirmou. “Nós estamos empenhados em fazer um belíssimo Natal, com cultura também, com várias programações”, completou.

Para a vice-governadora Celina Leão, “Esse projeto é realmente uma geração de emprego e renda, junto com a memória afetiva que o Natal sempre gera nas nossas crianças”

Esta é a primeira vez que a gestão do evento fica com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). O projeto foi promovido por meio de edital público, realizado pelo Centro de Cultura Popular Brasileira e o apoio de diversos parceiros. O investimento na iniciativa é de R$ 7 milhões e a expectativa é que 1 milhão de pessoas visite os espaços para apreciar a cenografia e se divertir nas atrações culturais e de lazer. Mais de 500 empregos foram gerados.

“É um Natal de experiências, não só de fotografia. Queremos que as pessoas fiquem marcadas pelas apresentações, por esse contato com a arte, em um local com muita acessibilidade para que todos possam vir, seja portador de alguma necessidade, pessoas idosas, crianças”, enfatizou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

Uma festa para todos

Yan Milhomens e os pais, Kleber e Ilma, elogiaram a estrutura pela beleza e pela acessibilidade

O diretor do projeto, Leonardo Hernandes, destaca que os espaços estão preparados para receber pessoas com deficiência (PcDs) com o máximo de conforto possível. “Temos um amplo serviço de acessibilidade, com mediadores, protetores auriculares para autistas, audiodescrição com mediador, cadeira de rodas disponíveis para as pessoas e QR Code com mapas táteis para o acesso, além de que toda a área do evento tem um piso para que os cadeirantes possam transitar livremente”, revela.

O estudante Yan Milhomens, de 13 anos, é cadeirante e elogiou o piso escolhido para a estrutura da Esplanada dos Ministérios. “Achei um lugar muito acessível. Às vezes fica muito ruim para a pessoa andar, tem lama quando chove, acho importante ter um espaço adequado para as pessoas que necessitam disso”, disse ele. Os pais dele, o assistente administrativo Kleber Porto, 46 anos, e a dona de casa Ilma Milhomens, 44, também aprovaram a estrutura do projeto e devem ir de Santa Maria, onde moram, para outras atrações do projeto.

[Olho texto=”“Aqui, além de tirar foto, dá para se divertir, confraternizar, distrair”” assinatura=”Kleber Porto, assistente administrativo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Vi que estava construindo e fiquei curioso. Depois, descobri que seria a Vila do Papai Noel e comentei com a minha esposa, que se animou para vir conhecer. Gostei demais. Aqui, além de tirar foto, dá para se divertir, confraternizar, distrair”, relatou Kleber. Ilma, por sua vez, adorou a experiência: “Natal é emoção, Natal é vida, é sentimento. Parece que as coisas florescem nessa época. Se o ano inteiro fosse Natal, seria bom demais. As pessoas parecem que ficam até mais harmoniosas nessa época”, pontuou ela.

Evento de família: o biólogo Tenísio Pereira levou os netos para conhecer a Vila do Papai Noel

Quem também gostou do evento foi o biólogo Tenísio Pereira, 60, que convidou a esposa e três netos para visitarem a Vila do Papai Noel, na Esplanada. “Essa época do ano é uma época muito legal, muito alegre. E eu sempre procuro trazer a família para a gente participar também”, disse. “Esse tipo de evento demonstra à cidade o espírito de Natal. Mostra que (o governo) realmente está investindo nisso, que acredita em Papai Noel, né?”, brincou.

Para estimular a participação dos brasilienses em todas as atrações, o GDF disponibiliza transporte gratuito, interligando todo o circuito de Natal a cada meia hora durante os dias de evento. Trata-se de um ônibus iluminado que circula pelos três pontos do projeto, parando próximo de cada um.

Confira como ficaram os espaços do Um Sonho de Natal:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

– Esplanada dos Ministérios – Vila do Papai Noel
A Vila do Papai Noel terá um espaço dedicada à Casa do Papai Noel, oficinas natalinas para crianças, feira de presentes com expositores locais, chuva de neve artificial, vila gastronômica e uma variedade de shows, incluindo apresentações do renomado Grupo Tholl, conhecido como o “Cirque du Soleil brasileiro”, nos dias 22, 23 e 25 de dezembro.

– Praça do Buriti – Presépio de Luz
A Praça do Buriti será iluminada com a instalação Presépio de Luz, com esculturas de 4 e 6 metros de altura iluminadas.

– Praça do Cruzeiro – Roda Mágica
A Praça do Cruzeiro abrigará a Roda Mágica, que oferecerá vistas privilegiadas da cidade. Também haverá uma vila de food trucks e apresentações de DJs locais. A participação na roda-gigante será gratuita mediante retirada de ingresso pela internet.

Serviço

Um Sonho de Natal
– Disponível até 1º de janeiro de 2024
– Horário: Das 17h às 22h
– Local: Esplanada dos Ministérios, Praça do Buriti e Praça do Cruzeiro
– Entrada: Gratuita todos os dias
Ingressos para oficinas infantis, teatro infantil e roda gigante devem ser retirados no site https://nataldebrasilia.com.br/

Veja a programação aqui.

15/12/2023 - Um Sonho de Natal ilumina Brasília e abre as festas de fim de ano no DF