18/12/2023 às 15:55, atualizado em 18/12/2023 às 18:14

QualificaDF forma mais 8.050 alunos nesta terça-feira (19)

Solenidade ocorre às 20h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães; programa do GDF de qualificação profissional encerra 2023 com 24 mil alunos formados

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Governo do Distrito Federal (GDF) forma, nesta terça-feira (19), 8.050 alunos do QualificaDF, programa de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet). A solenidade ocorrerá às 20h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O programa encerra 2023 com 24 mil alunos formados.

A formação é gratuita e atende as áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde, em 40 cursos distintos de qualificação profissional. Os cursos tiveram duração de 240 horas e ocorreram nas regiões de Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga e Asa Sul. Eles foram selecionados e elaborados a partir de pesquisa de demanda de mercado de trabalho, junto ao setor produtivo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estamos dando condições para que mais de 8 mil pessoas possam competir no mercado de trabalho, nas 50 profissões que mais contratam no Distrito Federal. Na maioria, são pessoas que não tinham uma profissão formada. Jovens em busca do primeiro emprego ou pessoas tentando retornar ao mercado de trabalho”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

“Esse é o diferencial do QualificaDF: levantamos qual a demanda de mercado e diante disso preparamos um grande pacote de qualificação profissional. Muitos desses alunos já saem empregados, enquanto outros se tornam empreendedores”, complementa o secretário.

Os alunos do programa QualificaDF recebem uniforme, auxílio transporte, lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e certificado autenticado pela entidade qualificadora e pela Sedet. Além disso, ganham um kit educativo composto de apostila, caderno, caneta esferográ?ca, borracha, lápis e pasta plástica com elástico.

*Com informações da Sedet