21/12/2023 às 16:41, atualizado em 22/12/2023 às 10:52

Ceia de Natal no Paranoá teve casa do Papai Noel e brinquedos

Almoço especial da campanha Nosso Natal foi realizado, nesta quinta-feira (21), com as presenças dos secretários-executivos da SEEDF e da Semob

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Faltam poucos dias para o Natal, mas o Distrito Federal já está em clima de comemoração. Nesta quinta-feira (21), o Papai Noel fez uma visita antecipada aos 16 restaurantes comunitários da capital, para o almoço especial da campanha Nosso Natal. No Paranoá, pelo menos três mil refeições foram servidas na ocasião especial, que contou com a presença do secretário substituto da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Isaías Aparecido, e do secretário-executivo da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Alex Carreiro.

O secretário-executivo da Semob, Alex Carreiro, serviu a população no Restaurante Comunitário do Paranoá | Foto: Divulgação/Semob

“Acredito que hoje foi um dos momentos mais especiais que pude vivenciar como secretário-executivo da Secretaria de Educação. São famílias carentes que na maioria das vezes dependem dessa única refeição, que é servida por apenas R$ 1. Poder fazer parte dessa festa, de um momento tão significativo para a comunidade, é gratificante”, disse o secretário substituto, Isaías Aparecido.

Maria Iracema é moradora do Paranoá Parque e quando soube da refeição especial de Natal a ser servida correu para o Restaurante Comunitário. “É muito boa a comida. E a de hoje promete que tem até sobremesa gostosa, de chocolate”, lembrou já ansiosa pelas delícias que a aguardavam.

Para Alex Carreiro, essa foi uma oportunidade de estar junto da população que é beneficiada com a alimentação oferecida nos restaurantes. “É muito bom participar de uma ação como essa, promovida pelo GDF. A Semob, com seus servidores e colaboradores, veio para dentro do restaurante nessa ação tão importante. É um momento de troca de energia fundamental para a formação das boas políticas públicas”, destacou.

O secretário-executivo agradeceu a participação da empresa de ônibus Marechal, que levou o ônibus transformado em casa do Papai Noel e sua cantata natalina. Também foram disponibilizados brinquedos infláveis para a diversão das crianças que por lá passaram.

“Essa ceia de Natal é pensada na população, na minha família, no baixo custo e, claro, nos alimentos que não podem faltar na noite de Natal”, disse o chef Hirlan Silva | Foto: Álvaro Henrique/ SEEDF

Essa é a quinta edição da campanha Nosso Natal, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), e tem o objetivo de levar alegria e a magia do Natal para famílias em situação de vulnerabilidade social e frequentadores dos restaurantes comunitários do DF.

Os cardápios são preparados pelos chefs de cozinha dos restaurantes comunitários. A refeição, servida diariamente a R$ 1, ganha um toque especial digno de ceia de fim de ano, com direito a pernil temperado com limão e ervas, coxa e sobrecoxa de frango assadas, farofa e mousse de chocolate.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O chef Hirlan Silva trabalha no Restaurante Comunitário do Paranoá há cinco anos. Morador do Itapoã, ele se sente privilegiado em poder participar da campanha. “Essa ceia de Natal é pensada na população, na minha família, no baixo custo e, claro, nos alimentos que não podem faltar na noite de Natal, então estou muito feliz em participar mais uma vez dessa festa. Me sinto privilegiado”, conta o chef.

Vacinação

O evento contou também com a participação da Secretaria de Saúde para campanha de vacinação adulto e infantil, com diferentes vacinas, como hepatite B, tétano, tríplice viral — que protege contra sarampo, rubéola e caxumba –, febre amarela, gripe e também de covid-19.

*Com informações da SEEDF e da Semob