21/12/2023 às 19:44

Ceilândia tem ceia especial, música e vacinação

Quem foi ao Restaurante Comunitário da cidade nesta quinta-feira (21) celebrou um Natal diferente, teve oportunidade de atualizar o calendário de vacinas e ainda ganhou mudas de planta de presente da Novacap

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, nesta quinta-feira (21), almoços natalinos, no valor simbólico de R$ 1, em 16 restaurantes comunitários espalhados pela capital federal. Quem compareceu ao estabelecimento de Ceilândia, por exemplo, pôde escolher entre pernil ao molho de limão e ervas, coxa e sobrecoxa de frango assadas, farofa e mousse de chocolate de sobremesa.

Gestores do GDF participaram da ação no Restaurante Comunitário de Ceilândia, que contou com a presença do Zé Gotinha | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Em sua quinta edição, a campanha Nosso Natal é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e, este ano, envolveu diversas secretarias e administrações regionais, responsáveis pela decoração natalina e pelas atrações de cada um dos 16 restaurantes.

[Olho texto=”“O restaurante passou por uma reforma completa e está lindo. O sorriso das pessoas reflete a importância deste Natal”” assinatura=”José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento em Ceilândia contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo; a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio; o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho; o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos; a diretora-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF), Ana Paula Cardoso; o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite; o administrador de Ceilândia, Dilson Resende; e a diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev-DF), Raquel Galvão. Todas as autoridades participaram ativamente da ação, servindo refeições à população.

João Peres Machado, 43 anos, compareceu à ceia natalina: “Hoje tem pernil e vai ser ótimo. Mas vamos aproveitar para atualizar a vacina, né?”

Para a comunidade, o almoço representou um momento especial, marcado por música ao vivo e pela presença do Papai Noel, que animou especialmente as crianças. João Henrique Lopes, 44, morador da Ceilândia, trabalha como pintor e levou os três filhos para aproveitar. Natural da cidade, ele expressa gratidão pela iniciativa: “Essa ação é incrível. Um momento especial para a família inteira! Nem todo mundo tem condições para uma ceia farta e é reconfortante poder reunir as crianças aqui. Meu filho mais novo está radiante com o algodão-doce”, compartilhou.

[Olho texto=”“Todos os dias eles comem bem, mas hoje é uma comida realmente diferente, natalina. E a data é sobre isso, não é? Aconchego, acolhimento”” assinatura=”Letícia Rodrigues de Araújo, auxiliar de cozinha” esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Governo, José Humberto, ressaltou a positiva recepção do público e elogiou o cardápio de qualidade oferecido. “O restaurante passou por uma reforma completa e está lindo. É uma ocasião especial para todos nós do governo, trabalhando em conjunto com a equipe de secretários e representantes de empresas, liderados pelo governador Ibaneis, para oferecer essa experiência à comunidade. O sorriso das pessoas reflete a importância deste Natal.”

Lourdes Lis, 75, é trabalhadora informal na frente da Feira de Ceilândia há mais de 20 anos. “Já vivi de tudo e almoço aqui diariamente. Estou nesta cidade desde a sua construção e esse restaurante ajuda demais a população. Eu amo o Natal, mas tenho um carinho especial por celebrar o Ano Novo, que coincide com meu aniversário – vou completar 76 anos. Seria maravilhoso se houvesse uma edição no Ano Novo também, não é mesmo?”, sugeriu.

Saúde em foco

Ao lado dos restaurantes comunitários, equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF) estavam a postos para atualizar o cartão de vacina de quem aproveitava o almoço. Os profissionais da pasta ofereceram doses contra difteria/tétano, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, covid-19 e gripe (influenza). Em Ceilândia, o estande recebeu ainda o Zé Gotinha.

Crianças ganharam pipoca, algodão-doce e um abraço do Papai Noel

“É uma alegria estar aqui com o Zé Gotinha, os secretários e a população, celebrando um momento tão festivo que simboliza solidariedade, esperança e o espírito acolhedor do clima natalino. Ceilândia ocupa um lugar especial em nossos corações, tendo enfrentado um dos períodos mais desafiadores da pandemia. Contudo, graças ao esforço conjunto de todas as lideranças e dos dedicados servidores da SES-DF, conseguimos preservar muitas vidas. Que o próximo ano nos brinde com resultados positivos e várias conquistas para todos nós”, ressaltou a secretária Lucilene Florêncio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A gestora também destacou que as ações de vacinação extramuros não serão interrompidas, reforçando o compromisso contínuo com a melhoria da cobertura vacinal no Distrito Federal. “Este é um passo crucial para garantir a saúde e o bem-estar de toda a comunidade”, disse.

As tendas de vacinação atraíram moradores locais, como o aposentado Joaquim Peres de Oliveira, 75 anos. Ele passou pelo estande de Ceilândia para receber a dose de bivalente e de gripe. “Muita gente não tem tempo na semana e ter esse pessoal da saúde aqui perto de casa ajudou bastante”.

Antes de seguir para o almoço natalino, João Peres Machado, 43, também resolveu se proteger contra a covid-19 e a influenza. “Hoje tem pernil e vai ser ótimo. Mas vamos aproveitar para atualizar a vacina, né?”

No local, foram oferecidos ainda serviços de aferição de pressão arterial, ocular e testagem de infecções sexualmente transmissíveis. A diretora-presidente do Inas-DF destacou como foi gratificante estar presente pela primeira vez no evento, junto à sua equipe. Já Galvão, do Iprev-DF, ressaltou o carinho envolvido na iniciativa em prol da comunidade. “Esse é o momento em que precisamos reconhecer o trabalho de todos com o objetivo de proporcionar um Natal especial a muitas famílias em situação de vulnerabilidade.”

Ambiente renovado

“É um dia de união, no qual podemos mostrar nosso amor e fraternidade”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos

A Novacap aproveitou a campanha para recuperar o espaço de Ceilândia com pinturas nas áreas internas e externas e consertos de grades. Parte também das mudanças, os painéis do artista Elom chamaram a atenção de quem participou do evento. O grafiteiro eternizou seus traços nas paredes da unidade. “Em cada um deles, abordei uma coisa diferente: um mais institucional, outro inspirado em Athos Bulcão, e um terceiro homenageando as ‘quebradas’ de Ceilândia”, explicou o morador da Região Administrativa e frequentador do restaurante. “Já almocei demais aqui, desde a sua inauguração.”

Para a criançada, pipoca, algodão-doce e um abraço no Papai Noel. “Natal é isso: união, esperança e amor. Hoje é mais um dia para ficar na história do DF. Tenho certeza que fizemos a diferença na vida dessas pessoas”, comemorou o presidente da Novacap. Como presente final, a Companhia ainda distribuiu à comunidade 540 mudas de várias espécies, como cravinho, sálvia vermelha e clorofila, entre outras.

Espírito de Natal

O secretário da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal acredita que um projeto como esse traz a integração do governo com a comunidade, principalmente. “É um dia de união, no qual podemos mostrar nosso amor e fraternidade”, disse. Já o secretário de Obras ressaltou a importância dos restaurantes oferecerem comida de qualidade e garantir segurança alimentar.

Letícia Rodrigues de Araújo, 24, é auxiliar de cozinha no Restaurante Comunitário de Ceilândia e não esconde a satisfação de ajudar a oferecer uma ceia de natal aos frequentadores. “Todos os dias eles comem bem, mas hoje é uma comida realmente diferente, natalina. E a data é sobre isso, não é? Aconchego, acolhimento.”

*Com informações da SES-DF