22/12/2023 às 11:58, atualizado em 22/12/2023 às 12:00

Divulgada seleção para preceptoria médica em unidades de saúde

São 891 vagas para servidores efetivos da SES que estejam em exercício assistencial; profissional deve reservar quatro horas semanais da sua carga horária para dedicação à tarefa, com direito a gratificação

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O ano está quase chegando ao fim, mas as chances de novas possibilidades na carreira continuam. Na próxima semana, candidatos à preceptoria médica em unidades de saúde do Distrito Federal já podem começar a se inscrever no processo seletivo da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), que oferta 891 vagas para diversas especialidades em diferentes regiões de saúde.

Processo seletivo da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) abre quase 900 vagas para preceptores em unidades de saúde do DF | Foto: Divulgação/Fepecs

A atividade de preceptoria foi regulamentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Lei 6.455/2019, que define o papel do preceptor, além de conferir a este profissional a reserva de quatro horas semanais da sua carga horária para dedicação à tarefa, e o pagamento de uma gratificação pela atividade de preceptoria (GAP).

[Olho texto=”Responsável por ensinar tanto a prática como a teoria aos residentes nos cenários de ensino assistenciais da Secretaria de Saúde, o preceptor supervisiona os médicos residentes que estão em treinamento nos programas de residência, com o objetivo de formar especialistas para o SUS” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com duas missões, o preceptor é o profissional de saúde educador, que cuida da saúde da população e também tem o compromisso da formação em saúde. Responsável por ensinar tanto a prática como a teoria aos residentes nos cenários de ensino assistenciais da Secretaria de Saúde (SES), o preceptor supervisiona os médicos residentes que estão em treinamento nos programas de residência, com o objetivo de formar especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e a Escs são as instituições formadoras responsáveis pelos programas de residência, custeados pela SES. Atualmente, cerca de 2 mil residentes estão nos programas, sendo 1.200 deles médicos residentes. A coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu e extensão da Escs, Vanessa Dalva Guimarães Campos afirma que “o papel do preceptor é essencial para a formação de recursos humanos para o SUS”.

De acordo com a coordenadora, hoje há 12 comissões de Residência Médica (Coreme), com atuação em diversos hospitais do DF. “Também temos a residência em rede, em que os residentes realizam a sua formação em um itinerário de aprendizado que inclui hospitais e a atenção primária à saúde”. Sobre a atividade de preceptoria, ela ressalta que a duração é de três anos. “Estamos fazendo esse processo para selecionar os preceptores que vão acompanhar os residentes no próximo triênio”.

Inscrição e etapas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Candidatos à atividade de preceptoria devem observar as regras e exigências do edital para se inscrever. As vagas são destinadas aos servidores efetivos da SES que estejam em exercício assistencial, preferencialmente com carga horária de 40h. Além disso, para concorrer às vagas, o servidor interessado deve estar lotado em uma unidade que seja cenário de prática do programa de residência médica. As vagas disponíveis podem ser consultadas no Anexo I do Edital.

No ato de inscrição, o servidor deve preencher corretamente as informações solicitadas e anexar documentos obrigatórios como certificado de residência médica; classificação funcional atualizada; escala mensal de serviço oficial da unidade; formulário de pontuação, dentre outros.

Após ter sua inscrição confirmada, o candidato é submetido à prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório, de acordo com pontos somados a partir do formulário de pontuação, que consta no Anexo II do Edital. Lá, o servidor pode comprovar sua experiência, seu conhecimento e demais fatores que influenciem em sua nota e classificação.

Cronograma

As inscrições começam na próxima quarta-feira (27) e seguem abertas até o dia 21 de janeiro de 2024. A data provável para homologação do resultado final é 12 de fevereiro de 2024. Já a designação para o exercício da atividade de preceptoria está prevista para 29 de fevereiro.

A duração da atividade é de três anos, com previsão de vigência até 28 de fevereiro de 2027. O DF é uma das poucas entidades da Federação a reconhecer o trabalho do preceptor, e inclusive, remunerar como forma de incentivo.

*Com informações da Fepecs