22/12/2023 às 13:19

Equipes de saúde mental estimulam socialização de pacientes em fim de ano

Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Brasília promove integração com famílias em confraternização de Natal

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nem a chuva que caía na manhã de quinta-feira (21) desanimou os pacientes e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) Brasília na confraternização de Natal organizada pelos servidores. O objetivo do evento, além de celebrar o fechamento do ano, foi promover um momento de socialização e interação.

Como os Caps são serviços de passagem e não de permanência, estimular a autonomia é um dos pilares no tratamento oferecido pelos profissionais | Fotos: Divulgação/Agência Saúde-DF

“O que a gente quer é que eles possam socializar e que essa capacidade se estenda para fora daqui. Nosso desejo é que eles tenham esses espaços de convivência em outros lugares também”, explica a gerente da unidade, Sarah Rafaela Silva. Em uma tenda na área externa da unidade, a celebração reuniu cerca de 30 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais.

A confraternização natalina já é tradição no centro de saúde e esta edição teve o patrocínio da Associação dos Especialistas em Saúde (AES-DF). Bingo, dinâmica em grupo, mesa farta de café da manhã e a atração principal – o coral dos pacientes – animaram o dia. Os participantes ensaiaram para a apresentação durante todo o segundo semestre, sempre às quartas-feiras, no período vespertino, durante o grupo de música.

[Olho texto=”Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços especializados de saúde mental inseridos na comunidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ficou a cargo dos pacientes a escolha do repertório, que contou com músicas natalinas entoadas em coro. “No começo desse semestre, eu fiz uma promessa para mim mesmo de que iria começar a fazer caminhadas e a frequentar os encontros [no Caps II]. Eu achei que não conseguiria, mas estou aqui, hoje, tranquilo para me apresentar e com a alegria de ver o grupo de novo. É recompensador”, compartilhou João Paulo Rodrigues.

Como os Caps são serviços de passagem e não de permanência, estimular a autonomia é um dos pilares no tratamento oferecido pelos profissionais. “A gente trabalha a independência já pensando na alta. Durante o plano terapêutico do paciente, nós o inserimos em alguns grupos que trabalham as dificuldades específicas dele”, explica a supervisora do Caps II, Rhubia Chaves.

As festas são um momento importante para pacientes, familiares e servidores se aproximarem em um espaço de descontração, resultando em maior aproximação, é o que afirma a gerente de Serviços de Psicologia (GPSI) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Renata Kaiser. “Uma confraternização bem planejada, que atenda as necessidades dos que ali estão, pode funcionar como combustível para manter os pacientes, familiares e os próprios servidores mais motivados e isso sempre agrega bons resultados”.

O objetivo do evento, além de celebrar o fechamento do ano, foi promover um momento de socialização

Sobre os Caps

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços especializados de saúde mental inseridos na comunidade. O público-alvo são pacientes que sofrem intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

O acesso é porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento para que o cidadão seja acolhido. Atualmente, a SES-DF possui 18 Caps de diferentes modalidades, distribuídos por todas as regiões de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)