27/12/2023 às 14:55

Zoo: variedade de experiências e conscientização ambiental

Iniciativas como projetos educativos e o programa Zoo Noturno marcaram o ano de 2023 no Jardim Zoológico

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

“Ao longo de 2023, nos dedicamos incansavelmente a uma variedade de iniciativas, visando não apenas enriquecer a experiência dos visitantes, mas também promover a conscientização ambiental e a preservação da fauna. A instituição conduziu projetos educativos, alcançando mais de 900 pessoas no Zoo Noturno e mais de 200 no Zoo Experiência.

A atenção ao atendimento monitorado resultou em números impressionantes, com 68.789 visitantes no Museu e 76.431 no Borboletário até outubro. Além disso, o projeto educativo Zoo em Ação levou o Teatro de Fantoches e a Exposição do Museu de Ciências para fora dos limites do Zoológico, ampliando seu alcance.

O Borboletário do Zoológico recebeu mais de 76 mil visitantes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em eventos especiais como o carnaval, nos destacamos ao oferecer atividades recreativas e educativas que respeitam o bem-estar dos animais. O trabalho incluiu a sensibilização sobre o uso de materiais biológicos em fantasias de carnaval, promovendo alternativas sustentáveis para reduzir o impacto ecológico.

Durante a Colônia de Férias de Janeiro e Julho, 180 crianças foram atendidas, desfrutando de atividades lúdicas e educativas. Além disso, o Zoo assumiu um papel proativo na promoção da saúde pública ao realizar o Dia “Z” de Vacinação, contribuindo para aumentar a cobertura vacinal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Pensando no bem-estar dos animais, foram realizados 2.799 enriquecimentos e 8.095 condicionamentos, até setembro, evidenciando o compromisso constante com a saúde física e mental dos animais.

Para fortalecer ainda mais nossa presença na comunidade, o Zoológico implementou um plano de ação contra carrapatos, alertando os visitantes sobre os riscos. A introdução de pagamentos por débito facilitou o acesso dos visitantes, enquanto as oportunidades de estágio e colaboração em pesquisa com universidades locais solidificaram o compromisso do zoológico com a educação e a ciência.

Em síntese, o Zoo desdobrou-se em 2023, transcendendo as expectativas ao integrar entretenimento, educação, preservação e inovação, consolidando sua posição como um agente transformador.”

*Wallison Couto, diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília