28/12/2023 às 15:00

Terracap: 50 anos de realizações por todo o DF

Agência investiu cerca de R$ 700 milhões em obras como a via Estrutural e o Drenar DF

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

“Em 2023, celebramos um marco: os cerca de R$ 700 milhões investidos em obras de infraestrutura, incluindo a entrega da Via Estrutural, que beneficia diariamente aproximadamente 100 mil motoristas; o Drenar DF, maior programa de escoamento pluvial do GDF, que pretende solucionar os problemas de alagamentos e enxurradas no início da Asa Norte; a requalificação das calçadas ao longo da Avenida W3 Sul; e os convênios com o DER para construção de viadutos. São testemunhos do nosso compromisso em solucionar problemas que se arrastaram por décadas, assim como impactar positivamente a qualidade de vida da população.

Outro ponto alto foi o lançamento do Complexo Urbanístico Aldeias do Cerrado, localizado no Jardim Botânico. O empreendimento harmoniza urbanismo, natureza e qualidade de vida. Além disso destacamos novos bairros que estão prontos para serem lançados, como a quadra QE 60 no Guará, o bairro do Jóquei que abrigará cerca de 50 mil pessoas em 15 mil apartamentos e o Polo Logístico no Recanto das Emas, que será mais um incentivo ao setor de logística, além das diversas áreas doadas à Codhab para atender programas sociais. Tudo isso para ofertar lotes legais para a população, atendendo diversas faixas de renda. Com isso, aumentamos a oferta de moradias dignas e legais e desestimulamos as invasões de terras públicas.

O Drenar DF vai solucionar os problemas de alagamentos e enxurradas no início da Asa Norte | Foto: Divulgação/ Terracap

Avançamos, ainda, na regularização fundiária de áreas no Lago Norte, Jardim Botânico e Riacho Fundo, beneficiando mais de 20 mil moradores. A Terracap, comprometida com a legalidade, assinou termos de compromisso com associações e prefeituras para agilizar a regularização e possibilitar a venda direta aos moradores.

Demos continuidade à regularização fundiária de bairros consolidados, como Arniqueira, Vicente Pires, Estrutural, Planaltina e Jardim Botânico. No campo social, alcançamos a regularização de 381 imóveis ocupados por igrejas, clubes e entidades assistenciais, resultado do Programa Igreja Legal lançado em 2019.”

*Izidio Santos, presidente da Terracap