29/12/2023 às 16:21

Festas da virada marcam a agenda cultural do último fim de semana do ano

A programação se estende pela Esplanada dos Ministérios, Praça dos Orixás, Praça da Bíblia em Ceilândia e Setor Recreativo em Planaltina

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O último fim de semana de 2023 será dedicado às festividades em celebração a chegada do novo ano. Música sertaneja, samba, forró e pop rock darão o tom da festa promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O Réveillon Cidade Luz ocorre no sábado (30), apenas na Prainha do Lago Paranoá, e no domingo (31), nas demais localidades, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Um Sonho de Natal, projeto do governo durante as festividades de fim de ano, entra nos últimos dias e a decoração natalina montada na Esplanada dos Ministérios e nas praças do Buriti e do Cruzeiro podem ser visitadas no fim de semana e feriado | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A programação começa pela Praça dos Orixás, na Prainha do Lago Paranoá, com shows a partir das 17h no sábado. No primeiro dia tem apresentação dos artistas locais 7 na Roda, Kiki Oliveira, Dhi Ribeiro e Renata Jambeiro. No domingo, a festa continua com o samba da Aruc, o batuque do bloco Ase Dudu, além do show do grupo Bom Partido acompanhado da cantora Clara Nogueira.

O Réveillon na Esplanada dos Ministérios será comandado por Heverton & Heverson, Naiara Azevedo, Roupa Nova e Israel & Rodolffo. Além das apresentações musicais, o evento contará com 17 minutos de queimas de fogos para recepcionar 2024 | Foto: Arquivo/Secec

Tradicional, o Réveillon na Esplanada dos Ministérios será comandado por Heverton e Heverson, Naiara Azevedo, Roupa Nova e Israel e Rodolffo. Além das apresentações musicais, o evento conta com 17 minutos de queimas de fogos para recepcionar 2024.

Dessa vez, a festa se estende para outras regiões administrativas. Na Praça da Bíblia, em Ceilândia, a sertaneja Luiza Martins será a responsável pelo show da virada. Em Planaltina, no Setor Recreativo, a chegada do novo ano será feita pela cantora Naiara Azevedo.

O projeto Radar Oscar 2024 segue em cartaz no Cine Brasília, Entrequadra 106/107 Sul e, nesta sexta-feira (29), exibe o longa-metragem ‘O Maestro’. Dirigido e protagonizado por Bradley Cooper, o filme retrata a história do primeiro maestro nato dos Estados Unidos, Leonard Bernstein | Foto: Netflix/Divulgação

“O Réveillon Cidade Luz 2024 veio também para democratizar o acesso à cultura. Ampliar o alcance desses eventos para Planaltina, Ceilândia e outras áreas demonstra nosso compromisso em promover a inclusão e valorizar a diversidade cultural em todo o DF”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

Com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF) será realizado o Réveillon de Brazlândia. Serão dois palcos e três dias de festas em estruturas montadas na Praça do Lago e na Praça Central do Incra 8. Na sexta-feira (29), a grande atração é a banda Di Propósito. No sábado (30) tem a dupla Pedro Paulo e Matheus. Na virada, destaque para o forrozeiro Neto LX. A entrada é franca.

Ainda na magia do Natal

Outro projeto do governo, o evento Um Sonho de Natal entra nos últimos dias. Esse é o fim de semana final para visitar a decoração natalina montada na Esplanada dos Ministérios e nas praças do Buriti e do Cruzeiro. A entrada é gratuita.

O Cine Brasília vai exibir ‘Mussum – O filmis’ nesta sexta e sábado. A programação ainda inclui ‘Uma Carta para Papai Noel’ e ‘Egum’ + ‘Propriedade’ | Foto: Desiree do Vale/Divulgação

No sábado (30), além das estruturas decorativas há programação musical e teatral. Na Esplanada dos Ministérios tem discotecagem da DJ Mariana Camelo às 17h; apresentação do espetáculo Iara – O Encanto das Águas, da Cia Lumiato, às 18h; o show Natal Encantado com o grupo vocal Soncietá e o grupo Posers, às 19h; e encenação da peça O Cano, do Circo Teatro UdiGrudi, às 20h. Já na Roda Mágica, na Praça do Cruzeiro, das 17h às 21h tem música comandada pela DJ Maya Muchacha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Diversão no cinema

O projeto Radar Oscar 2024 segue em cartaz no Cine Brasília, Entrequadra 106/107 Sul. Na sexta-feira (29) será exibido o longa-metragem O Maestro. Dirigido e protagonizado por Bradley Cooper, o filme retrata a história do primeiro maestro nato dos Estados Unidos, Leonard Bernstein. No sábado (30) tem sessão do filme Mal Viver, de João Canijo. A produção acompanha um grupo de mulheres de diferentes gerações da mesma família que gere um hotel na costa norte portuguesa.

Nesta sexta e no sábado, o Cine Brasília ainda tem sessões dos filmes ‘Uma Carta para Papai Noel’ (10h), ‘Mussum – O filmis’ (14h) e ‘Egum’ + ‘Propriedade’ (17h). No domingo, o espaço ficará fechado para o recesso de fim de ano.