01/01/2024 às 11:41, atualizado em 02/01/2024 às 14:14

Jardim Botânico: 2023 fechou com entregas significativas

Entre os principais objetivos atingidos no ano passado, estão a regularização da Biblioteca do Cerrado, a finalização do plano de manejo, a entrega do novo Herbário Ezechias Paulo Heringer e a reestruturação do órgão

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Anteriormente restrita ao pagamento em dinheiro, implantamos a nova opção para recebimento do pagamento eletrônico na portaria. A novidade oferece comodidade aos visitantes, que agora podem pagar a taxa de R$ 5, por pessoa, em dinheiro, no cartão de débito ou via Pix.

O Herbário Ezechias Paulo Heringer, um local importante para o armazenamento, pesquisa e estudo do acervo de mais de 38 mil espécies do Cerrado | Foto: Divulgação/FJBB

A acessibilidade foi aprimorada com a realocação da pista destinada ao fluxo de veículos para atender exclusivamente pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência. Sabemos que ainda há muito a avançar, contudo, esse primeiro passo foi fundamental para o início dessa nova fase do nosso Jardim.

Ainda não havia um bibliotecário. Isso foi solucionado com a regularização da Biblioteca do Cerrado ,e o Distrito Federal ganhou mais um espaço para desenvolver conhecimento.

A finalização e a entrega do plano de manejo também foi uma importante realização para nós, tendo em vista que este se trata de um instrumento de gestão com a finalidade de apresentar a unidade de conservação para o público em geral.

Entregamos o novo Herbário Ezechias Paulo Heringer, um local importante para o armazenamento, pesquisa e estudo do acervo de mais de 38 mil plantas. Catalogar e estudar as espécies do cerrado ajuda na preservação da flora, garantindo muitos anos ao nosso bioma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Fizemos a reestruturação do órgão tendo como referência o antigo organograma funcional. Essa mudança valorizou os servidores da base.

Essas conquistas são importantes em todos os sentidos. Elas valorizam nossos servidores, os usuários do JBB e contribuem diretamente com a nossa missão de cuidar do Cerrado.

Convidamos a todos para acompanharem as melhorias do JBB em 2024. No ano de 2023 tivemos muito progresso; neste que começa, teremos mais!

*Allan Freire, diretor-presidente do Jardim Botânico de Brasília