01/01/2024 às 15:35, atualizado em 10/01/2024 às 10:17

Pesquisa em Saúde: mais de mil médicos em residências multiprofissionais

Gestora destaca conquistas da Fepecs enquanto instituição de ensino e pesquisa e mantenedora de três escolas que ofertam cursos técnicos, graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento aos profissionais de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

“Como diretora-executiva da Fepecs estou realizada com o ano de 2023. Tivemos grandes conquistas enquanto instituição de ensino e pesquisa e mantenedora de três escolas que ofertam cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento aos profissionais de saúde.

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) formou, recentemente, 80 médicos e 62 enfermeiros, além de 100 mestres e um doutor nos programas scricto sensu, com áreas de atuação na saúde da população do DF. Também ofertou sete cursos de pós-graduação lato sensu e inseriu 1.227 médicos e 771 outros profissionais da saúde por meio das residências médica e multiprofissional.

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) certificou uma turma de técnicos de enfermagem e outra de técnicos em saúde bucal. Outro processo seletivo foi aberto para técnicos em análises clínicas.

Instituição tem a missão de ensinar, promover educação permanente, fomentar a pesquisa e integrar ensino-serviço | Foto: Divulgação/Fepecs

No âmbito da educação a distância, a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EapSUS) promoveu 64 cursos, com mais de 19 mil inscritos, além de gerir convênios com 27 instituições de ensino, contemplando 19.865 alunos em estágios supervisionados e seis milhões de recursos em contrapartida.

A biblioteca adquiriu diversos serviços para modernizar o ensino, incluindo uma plataforma de livros eletrônicos e 275 publicações impressas, nos campos de saúde, educação e áreas afins, para atualizar e qualificar o acervo.

Ao longo do ano, a Fepecs trabalhou na instituição do Comitê Interno de Governança; na elaboração do Plano Plurianual 2024-2027; e na proposta de Lei Orçamentária de 2024.

Participou ativamente do Plano Estratégico do DF e do Plano Distrital de Saúde do DF. Implantou a Gestão de Riscos da Fepecs. Publicou o Regimento Interno revisado. E, ainda, foi premiada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) com a campanha Elogiar Faz Bem e pelo Índice de Transparência.

Sinto-me honrada com o trabalho à frente desta instituição, que tem a missão de ensinar, promover educação permanente, fomentar a pesquisa e integrar ensino-serviço.”

*Inocência Rocha da Cunha Fernandes, diretora-executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)