02/01/2024 às 09:58

Participe da pesquisa populacional sobre cães e gatos do DF

Levantamento tem como objetivo subsidiar as políticas públicas de proteção animal; veja como responder ao questionário

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Quase metade da população do Distrito Federal possui animais domésticos. Com o objetivo de garantir a proteção e o bem-estar aos bichos, o governo promove a Pesquisa Populacional de Cães e Gatos. Desde o início do levantamento, em maio de 2023,  foram registradas 1,8 mil respostas. O estudo segue aberto para participação.

Levantamento tem como objetivo avaliar informações sobre a saúde geral de cães e gatos que vivem em ambiente doméstico | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O levantamento é feito de forma digital com os tutores a partir do preenchimento de um formulário desenvolvido e gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O estudo coleta dados relativos à quantidade de animais existentes por residência, bem como suas espécies e gêneros. Investiga também informações sobre a saúde dos cães e gatos, com questões sobre castração, vacinação e vermifugação. Os resultados serão usados para subsidiar as políticas públicas.

“Essas questões auxiliam, entre outros fatores, na avaliação, controle e prevenção zoonoses, pois muitas vezes cães e gatos desempenham um papel nesse contexto”, explica a subsecretária de Proteção Animal da Sema-DF, Edilene Dias Cerqueira. “A pesquisa também permitirá identificar áreas onde medidas para promover o bem-estar animal podem ser necessárias.”