02/01/2024 às 14:47, atualizado em 03/01/2024 às 08:28

PMDF: compromisso e resultados com a segurança da população

Polícia Militar destaca empenho em cumprir metas estabelecidas, visando proteger e manter a transparência de suas ações com a sociedade

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

“No intuito de fortalecer suas capacidades operacionais, a PMDF realizou, em 2023, significativas aquisições, incluindo munições nacionais, capacetes balísticos, novas viaturas, coldres, além de investimentos em manutenções e reformas prediais, priorizando especialmente a área de saúde. A inauguração do 14º BPM em Planaltina marcou um avanço, refletindo o compromisso da instituição em valorizar seus policiais e aprimorar a prestação de serviços à população.

No campo educacional, a PMDF demonstrou seu compromisso com aperfeiçoamento constante de seus policiais: 1.929 policiais militares receberam instruções em cursos de formação e aperfeiçoamento, em parceria o Centro de Treinamento e Especialização (CTEsp), que ofereceu 4.182 capacitações. Palestras e aulas ministradas diretamente nas unidades militares contribuíram para um ambiente de aprendizado dinâmico e focado.

A PMDF demonstrou seu compromisso com aperfeiçoamento constante de seus policiais, sendo que 1.929 policiais militares receberam instruções em cursos de formação e aperfeiçoamento durante o ano | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

No âmbito operacional, os números revelam o empenho e a dedicação dos policiais militares. A Divisão de Análise Criminal, entre 1º de janeiro e 23 de dezembro de 2023, registrou a apreensão de 1.694 armas de fogo e 3.516 armas brancas, e a recuperação de 1.888 veículos e 3.512 celulares. O combate ao tráfico de entorpecentes foi marcado por expressivos números de apreensão, incluindo 1.630,28 kg de maconha, 104,19 kg de cocaína, 59,33 kg de crack, 9.406 comprimidos de Rohypnol, 4.894 comprimidos Ecstasy e 1.494 selos de LSD.

A produtividade também se refletiu nos registros de 9.923 termos circunstanciados de ocorrências (TCOs), agilizando ações policiais e proporcionando atendimento mais célere à população. No policiamento voltado à prevenção orientada à violência doméstica, foram realizadas 19.566 visitas durante o ano.

Os números evidenciam a alta capacidade operacional da PMDF, que acarretou a redução de diversos índices criminais ao longo do ano. A gestão eficaz do policiamento ostensivo promoveu um ambiente mais seguro para os cidadãos do DF.

Diante desses resultados, a PMDF reafirma seu compromisso com a segurança da população e almeja aprimorar ainda mais seus serviços para 2024, mantendo-se como uma referência em eficiência e responsabilidade no cenário nacional.”

*Coronel Adão Teixeira de Macedo, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)