03/01/2024 às 17:00

Programa Mulheres nas Cidades vai atender 12 regiões administrativas 

Ações itinerantes vão levar gratuitamente saúde, educação e qualificação para público-alvo de 15 a 60 anos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em parceria com a Associação Amigos do Futuro, a Secretaria da Mulher (SMDF) está organizando o programa Mulheres nas Cidades, com o objetivo de promover o empoderamento feminino por meio do acesso a diversos serviços essenciais em 12 regiões administrativas. 

Ações contemplarão as mulheres das cidades selecionadas com diversos serviços | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

[Olho texto=”“Este projeto abraça integralmente suas necessidades” ” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária da Mulher” esquerda_direita_centro=”direita”]

As ações itinerantes, programadas para o período do dia 16 deste mês a 21 de junho, vão atender gratuitamente mulheres de 15 a 60 anos, com estrutura física e profissional em sete eixos: promoção de saúde da mulher, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, justiça, educação, economia criativa e qualidade de vida.

Vulnerabilidade social

De acordo com a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o projeto é uma resposta ao índice de feminicídios em 2023: “Notamos a necessidade de estar mais próximo das mulheres. Este projeto abraça integralmente suas necessidades. A escolha das regiões administrativas considera o alto índice de vulnerabilidade social e violência doméstica”.

O planejamento das ações abrange consultas médicas, prevenção de doenças, planejamento familiar e orientação psicológica. Também haverá emissão de documentos, informações sobre seguro desemprego, palestras educativas sobre meio ambiente e orientação socioassistencial.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O projeto ainda oferece qualificação para o mercado de trabalho, palestras de empoderamento feminino, educação financeira, empreendedorismo e economia criativa sustentável. As participantes terão acesso a assistência jurídica para questões como tutela, divórcio e separação judicial.

Atividades

Qualidade de vida e bem-estar serão abordados com sessões de ginástica e dança, jogos e orientações sobre a importância da prática de esportes. A iniciativa contemplará Planaltina, Arapoanga, Sobradinho II, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Guará, Cidade Estrutural, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Santa Maria.

As mulheres interessadas em participar podem se inscrever pela internet, no site da Secretaria da Mulher, ou presencialmente, nas administrações regionais das cidades onde as atividades serão desenvolvidas.

Veja, abaixo, as datas de inscrições por região. 

? Planaltina: de 15 a 19 deste mês
? Santa Maria: do dia 22 deste mês a 2/2
?
Cidade Estrutural: 5 a 16/2
?
Paranoá: 19/2 a 1°/3
?
Itapoã: 26/2 a 8/3
?
Ceilândia: 4 a 15/3
?
Samambaia: 25/3 a 5/4
?
Guará: 8 a 19/4
?
Arapoanga: 22/4 a 3/5
?
Sobradinho II:  6 a 17/5
?
Brazlândia: 20 a 31/5
?
São Sebastião: 10 a 21/6.

*Com informações da Secretaria da Mulher