03/01/2024 às 15:52

Projeto EnCena celebra 25 anos reforçando a cidadania fiscal no DF

Alunos, professores e parceiros do programa participaram do encerramento da edição 2023, que contou com entrega de kits

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal (PEFDF) completou 25 anos em 2023, trabalhando com o objetivo de desenvolver a cidadania fiscal como política pública e disseminando os conteúdos de forma lúdico-pedagógica nas escolas da rede pública de ensino do DF.

Encerramento da edição 2023 do programa EnCena teve a participação de 568 alunos e 66 professores concluintes | Foto: Divulgação/CGDF

Na celebração dos 25 anos do programa, foram homenageadas 25 personalidades que contribuíram para a educação fiscal no Distrito Federal, em  28 de novembro, no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Entre as personalidades, estavam a subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz de Abreu, e a coordenadora de Inovação e Controle Social, Carolina Galdino Soares, ambas da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

Para Rejane Vaz, o programa “estimula o interesse da comunidade escolar em compreender, valorizar e desenvolver os conteúdos da educação fiscal, além de fomentar a reflexão e a transferência de conhecimento acerca das questões da integridade e do comportamento ético no exercício da cidadania ativa”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre 18 e 22 de dezembro foi realizada a programação de encerramento da edição 2023 do programa EnCena, da qual participaram alunos, professores, parceiros e todos que fizeram parte do projeto. Na ocasião, 568 alunos e 66 professores concluintes receberam kits contendo celular, pendrive, fone de ouvido, capa e carregador, doados pela Receita Federal. O projeto Educação Fiscal EnCena é financiado pelo Projeto de Desenvolvimento Fazendário do DF (Prodefaz), no âmbito do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco/DF).

O programa de Educação Fiscal EnCena se desenvolve com a parceria entre as secretarias de Educação (SEE-DF) e Fazenda (Sefaz-DF), a CGDF e a Receita Federal do Brasil, formando o Grupo de Educação Fiscal do DF, que juntos trabalham para fazer com que a cultura da fiscalidade seja mais conhecida, aprimorando cada vez mais a cidadania.

Saiba mais sobre o programa ouvindo o segundo episódio do Controlcast, o podcast da CGDF.

*Com informações da CGDF