04/01/2024 às 17:46

Asfalto amplia mobilidade e acessibilidade no Núcleo Rural Kanegae

Pavimentação de 400 metros da principal estrada de ligação da região irá beneficiar mil famílias e usuários de transporte público

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Moradores do Núcleo Rural Kanegae, no Riacho Fundo, comemoram a chegada do asfalto à via Fazenda Sucupira, na altura do Condomínio Recanto dos Pássaros. Em andamento, as obras de pavimentação irão transformar as condições viárias da principal estrada de ligação da região com a área urbana, garantindo também um acesso facilitado aos ônibus de transporte público.

“O serviço irá garantir que a linha de transporte coletivo acesse dentro da área rural, possibilitando que os ônibus façam a manobra na região para retornar à parte urbana”, detalha o administrador regional do Riacho Fundo, Fernando Siqueira.

Antes do asfaltamento do trecho, o deslocamento ocorria em estradas de terra | Foto: Divulgação

Os serviços de asfaltamento são executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e contemplam trecho de 400 metros de extensão. “Temos no DER um grande parceiro para atender mais e melhor os moradores do núcleo rural. Havia um clamor público de longa data por essa melhoria e a população está extremamente feliz com as obras”, prossegue Siqueira.

O administrador lembra que, antes do asfaltamento do trecho, o deslocamento ocorria em estradas de terra. “A população sofria bastante, era muito penoso para eles. A gente até realizava a terraplanagem da área com a patrola, o que melhorava, mas não era algo definitivo”, explica.

Mobilidade

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em 2023, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 3,9 milhões na pavimentação de 3,86 km da estrada. Na ocasião, as obras foram coordenadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com a geração direta e indireta de cerca de 60 empregos. Os trabalhos incluíram os serviços de recomposição do asfalto, acabamento, aplicação das novas camadas de massa asfáltica, além do reforço na sinalização horizontal e vertical da via.

A via da Fazenda Sucupira é o principal acesso dos residentes do Kanegae à área urbana do Riacho Fundo, pois passa por pontos como a Escola Classe Kanegae e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. A estrada também é utilizada como rota de escoamento de produtores rurais da região.