04/01/2024 às 14:04, atualizado em 04/01/2024 às 15:25

Segurança Pública terá esquema especial para ato de 8 de janeiro

Evento em prol da democracia será realizado no Congresso Nacional, às 15h; Esplanada estará parcialmente fechada para trânsito de veículos e pessoas

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinaram, nesta quinta-feira (4), o Protocolo de Ações Integradas (PAI). O documento planeja e define a atuação dos órgãos de segurança pública do DF no dia 8 deste mês. Na data, que marca o primeiro ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, será realizada uma sessão solene em celebração da democracia no plenário do Senado Federal, às 15h.

O ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, e a governadora em exercício Celina Leão assinaram o Protocolo de Ações Integradas (PAI), que define a atuação dos órgãos de segurança pública do DF no dia 8 de janeiro| Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O PAI foi elaborado com a ajuda de representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Ministério da Justiça e Segurança Pública e chefes da segurança do Legislativo e Judiciário federais. Entre as principais medidas a serem adotadas está o reforço do policiamento na Esplanada dos Ministérios, com 250 homens da Força Nacional de prontidão na área do Palácio do Planalto.

[Olho texto=”Cerca de 2 mil policiais militares do DF estarão a postos para atuar na área central de Brasília. Em caso de necessidade, serão realizadas linhas de revista na região. As vias da Esplanada serão balizadas e monitoradas por meio de câmeras e drones, com imagens transmitidas ao vivo para o Ciob” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esse protocolo representa um monitoramento de 100% das ações relacionadas ao 8 de Janeiro para que, independentemente de ideologias políticas, as pessoas tenham o direito de deixar suas mensagens democráticas nesse dia”, afirmou a governadora em exercício Celina Leão. “Será um dia pacífico. A segurança pública toda estará integrada em um único movimento, em prol da democracia.”

O trânsito na Esplanada dos Ministérios será parcialmente fechado na N1, da L4 até a Avenida das Bandeiras. O fechamento pode ser reavaliado e modificado, de acordo com as circunstâncias do dia e do evento, conforme avaliação das forças de Segurança Pública do DF. “É um fechamento de segurança, mas podemos dizer que, até o momento, não há nenhuma informação que gere um alerta maior ou uma preocupação”, garantiu o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli. “Todas as forças estarão mobilizadas para garantir que seja um dia histórico de celebração democrática”.

Prevenção

Cerca de 2 mil policiais militares do DF estarão a postos para atuar na área central de Brasília. Em caso de necessidade, serão realizadas linhas de revista na região. As agências de inteligência locais e federais têm monitorado redes sociais para identificar possíveis mobilizações no 8 de Janeiro. Além disso, as vias da Esplanada serão balizadas e monitoradas por meio de câmeras e drones, com imagens transmitidas ao vivo para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também serão instalados de forma preventiva gradis em torno do Congresso Nacional e nas imediações da Avenida José Sarney. Possíveis ocorrências relacionadas ao evento serão encaminhadas para a 5ª Delegacia de Polícia, da Asa Norte, que terá efetivo reforçado.

“Nossa perspectiva é de que esse dia transcorra com muita tranquilidade, mas estaremos preparados para atuar em todos os cenários, caso seja necessário”, comentou o titular da SSP-DF, Sandro Avelar. “As forças de segurança do DF atuarão em conjunto, integradas aos órgãos federais, na garantia da ordem pública e mobilidade da população. Os atos lamentáveis ocorridos em 8 de janeiro de 2023 nunca mais acontecerão no DF.”

*Com informações da SSP-DF

04/01/2024 - Forças policiais do DF recebem viaturas e armamentos do governo federal